Quarta-feira 18 de Abril de 8249

Dia Internacional da Juventude

Juventude-JovensTendo como lema “Jovens construindo a paz”, com o objectivo de sensibilizar a sociedade e jovens – independentemente do sexo, cor, raça – em particular para o poder que têm de construir e mudar o futuro, o principal objectivo desta iniciativa, o Centro Desportivo Nacional do Jamor foi palco das comemorações de mais um Dia Internacional da Juventude.

Promovidas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com diferentes entidades públicas e privadas, as actividades desenrolaram-se por todo o país, se bem que a tónica principal fossem as magnificas infra-estruturas do vale do Jamor, recheado com a presença de perto de milhar e meio de jovens não só da área da grade Lisboa como de outras partes do país, promovendo também o intercâmbio cultural, porque nem só de desporto vivem os jovens, sendo de salientar bandas de música compostas por jovens, que deram outra alegria a todos os presentes.

Dezenas de actividades diferentes, desde canoagem, slide, escalada, judo, pinturas faciais, insufláveis, dança, música, rugby, futebol, demonstrações cinotécnicas, cavalos e workshops foram realizadas a contento dos participantes, que tiveram que suportar um calor da ordem dos 30/35º, o que não foi fácil.

O Dia Internacional da Juventude nasceu por uma resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude reunida em Lisboa (1998) e tem sido comemorada todos os anos e em todo o mundo com uma multiplicidade de eventos e actividades em vários âmbitos.

O programa, no Jamor, começou com uma aula de zumba, seguindo-se danças africanas promovidas pela Associação Lifeshaker e ainda uma aula aberta de Judo com a presença de Nuno Delgado, o primeiro medalhado olímpico português na modalidade.

Juventude-S-Estado-14-8-17Campeão que teve oportunidade para levar João Paulo Rebelo ao tatami – era isso o “combinado” – mas foi o próprio Nuno que acabou por cair depois de um “golpe” certeiro do Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Membro do governo que apelou aos jovens para um conjunto de necessidades a desenvolver para ajudar a salvar o planeta, em especial no que se relaciona com o meio ambiente, para tornar um ar mais respirável e com mais e melhor futuro, que contou com o apoio da Sociedade Ponto Verde.

Os jovens aproveitaram também para aprender, numa emocionante e interactiva viagem tridimensional pelo corpo humano no Champimóvel, acção promovida pela Fundação Champalimaud, até chegar a hora de almoço (volante), iniciando-se a tarde com a actuação das Just Kolors Dance e da banda musical Wavemoment.

Outras acções de sensibilização foram protagonizadas pela PSP (segurança e reciclagem); GNR, com a brigada cinotécnica; com elementos dos três ramos das Forças Armadas que elucidaram os jovens sobre o papel que cada uma desempenha em vários ambientes e latitudes

O dia terminou com o já famoso e tão esperado banho de espuma, diga-se para “aliviar” um pouco o calor que se fez sentir.

Mas não é só um dia que se faz algo. O que ora aconteceu deve ser replicado em cada dia que passa, cabendo aos responsáveis pela área implementar uma dinâmica activa para que os jovens possam ser uma melhor formação em todos os quadrantes, em prol de um Portugal mais dinâmico, mais vivo, para que a saúde de cada um também seja melhor e mais duradoura.

 

© 8250 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.