Sexta-feira 29 de Março de 2024

Sporting venceu Tondela pela … noite dentro

MAC_9659Num jogo competitivo e onde o “pequeno” Tondela deu luta até onde conseguiu, o Sporting venceu por um 2-1 arrancado aos 90+8’, depois do árbitro João Capela ter definido 90+4’, o que originou precisamente o triunfo dos leões, uma vez que Coates marcou o segundo golo segundos antes do apito final.

No entanto, verdade também seja dita, o Sporting começou a perder muito cedo (12’), com um golo mais consentido do que obtido – pese embora Miguel Cardoso tenha feito uma desmarcação excelente e na hora para chegar frente a Rui Patrício isolado, fazendo a bola subir por cima do corpo e da cabeça do guardião leonino.

Consentido porque Coates perdeu a oportunidade de retirar a bola ao avançado e Mathieu, na dobra, não conseguiu evitar o remate de Miguel Cardoso.

“Apanhado” mais ou menos a frio, o Sporting “esticou” o passo e Bruno César (15’) desperdiçou uma oportunidade ao rematar, perto da pequena área, contra um defesa do Tondela, seguindo-se outro remate (19’) de Gelson mas que foi à figura do guardião.

Poucos minutos depois, o Sporting chegou ao empate (25’) com um golo do regressado Bas Dost que, à boca da baliza, cabeceou certeiramente um passe milimétrico feito por Acuña, junto à linha lateral esquerda e acossado por um defesa. Um golo de belo efeito nas …alturas, com toda a gente parada, guarda-redes incluído.

O Tondela ripostou (32’) e Tyler Boyd rematou com violência mas Rui Patrício estava atento e desviou para canto.

No segundo tempo, que se manteve com andamento vivo e “mais quente”, o empate também se manteve até aos 90 minutos, seguindo para os 90+4’ indicados pelo árbitro.

A verdade é que chegou aos 90+8’, um minuto depois do Sporting ter obtido o segundo golo, por intermédio de Coates, na recarga a uma bola que veio do poste – para onde sido cabeceada por Ricardo Costa ao desviar um cabeceamento de Bas Dost.

Dir-se-ia que, por milímetros, o golo não foi marcado por Ricardo Costa na sua própria baliza, numa acção que é de admirar para este jogador que já foi um pilar da selecção nacional, que foi estar virado para a sua própria baliza.

Posto isto, o Sporting cumpriu na plenitude o seu objectivo (conquistar os três pontos) e continuar junto ao Benfica (56 pontos), mantendo-se o F.C. do Porto com dois pontos de vantagem mas menos um jogo (parte), o que será decidido esta quarta-feira, quando se jogar os 45 minutos em falta para concluir o jogo com o Estoril (na Amoreira).

Com o golo obtido, Bas Dost chegou aos 20 golos e continua na segunda posição na lista dos melhores marcadores.

Nesta semana – no que se refere aos três grandes e à 24ª jornada – o Benfica é o primeiro a entrar em acção, frente ao Paços de Ferreira, no campo deste (sábado), seguindo-se o F. C. do Porto (domingo) que se desloca ao Portimonense, ficando o Sporting a encerra a ronda (segunda-feira), ao receber o Moreirense.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.