Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Algumas estrelas do desporto nacional em Taipei

Joana-Porta-Est-18-8-17Joana Cunha, praticante de Taekwondo, é a porta-bandeira da representação portuguesa que está na 29ª Universíada de Verão, em Taipei, cuja cerimónia de abertura terá lugar este sábado.

Portugal está representado por 68 atletas, de onze modalidades, desde o Atletismo (12) ao Basquetebol (14), passando pelo Badminton (2), Esgrima (4), Ginástica (6), Golfe (1), Judo (4), Natação (3), Taekwondo (7), Ténis (2) e Voleibol (13).

As competições, que englobam 21 modalidades, iniciam-se esta sexta-feira com os primeiros jogos do torneio de apuramento do Futebol e ainda de Pólo Aquático – onde Portugal não está representado – sendo que o marco mais importante está marcado para sábado, com a cerimónia de abertura que, como ao bom estilo asiático, deverá surpreender todos os que, por certo, encherão o estádio, pela magnitude que é dada a este tipo de eventos.

No próprio dia da inauguração, Portugal entrará em acção no Voleibol, com o Basquetebol a iniciar-se no dia 20 (domingo), quando começarão também os combates de Taekwondo, onde Portugal, através de Rui Bragança, conquistou uma medalha na edição de 2015, em Gwangju, tal como a sua colega Joana Cunha e a ginasta Filipa Martins.

Voleibol-18-8-17E sobre o porta-estandarte deste ano, recorde-se que Joana se sagrou, recentemente, campeã europeia universitária. Há dois anos, a mesma atleta foi medalha de prata nas Universídias.

Joana Cunha treina e estuda na Universidade do Minho, em Braga, e concluiu com excelente e total aproveitamento o ano académico da licenciatura em gestão. Em representação quer da Associação Académica da Universidade do Minho nas provas da FADU e na seleção nacional universitária, bem como do Sporting Clube de Braga e da Federação Portuguesa de Taekwondo, teve um ano de participação activa a nível nacional e internacional.

Esta temporada, Joana Cunha sagrou-se Campeã Nacional Universitária, Campeã Europeia Universitária e alcançou o 5º lugar no Campeonato do Mundo.

Joana Cunha foi ainda agraciada com o prémio Jogos Santa Casa/Carreira Dual, que premeia a estudante-atleta que melhor conjuga a prática desportiva com o aproveitamento académico.

No ano em que conquistou a medalha de prata na Universíada de Gwangju, Joana Cunha esteve nomeada para jovem promessa na Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal, tendo ainda recebido o prémio de atleta feminina do ano na 8ª gala da FADU.

A cerimónia de abertura da Universíada de Taipé (sábado) e pode ser vista em Portugal através da transmissão da Eurosport.

A Aldeia dos Atletas começa a encher-se de portugueses que, pouco a pouco, vão chegando a Taipé para disputar a Universíada, de 19 a 30 de agosto. A chefia de missão está em Taipé desde dia 12 e os atletas têm vindo a chegar para conhecer as instalações e efectuar os primeiros treinos de adaptação.

O basquetebol feminino e o voleibol masculino foram as primeiras equipas a partir para Taipé, tendo efectuado já treinos de adaptação diários, também para ficarem a conhecer as instalações onde vão disputar os encontros.

Também no que toca à Missão Portuguesa, liderada por Susana Feitor, bem como os oficiais da Federação Académica do Desporto Universitário e a equipa médica estão já em Taipé, onde diariamente têm acertado detalhes para que tudo esteja preparado para o inicio da competição.

Portugal participa na Universíada de Taipé com 65 estudantes-atletas e uma delegação que ao todo integra 90 elementos, sendo esta a edição em que participa num maior número de modalidades: 11. A cerimónia de abertura está marcada para o dia 19 de agosto e a porta-estandarte será a atleta de taekwondo, Joana Cunha, medalhada na Universíada de Gwangju em 2015.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.