Terça-feira 19 de Março de 2024

COP em grande velocidade

COP-MariaJoaoValamatos_fbCiência, Tecnologia e Educação em mudança

“Um novo desenho normativo para a Ciência, Tecnologia e Educação está a ser analisado pela Comunidade Europeia, precisamente porque se entende que esta área, onde se inclui a investigação, carece de uma maior velocidade, face às necessidades dos dias de hoje de amanhã” – salientou Maria Fernanda Rollo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Numa alocução feita sobre “Ciência e Desporto: Encontro Saudável”, Maria Fernanda Rollo demonstrou grande à-vontade a “cruzar” a área científica com o desporto – o que tem como base o facto de ter sido uma colaboradora em vários trabalhos de parceria com o Comité Olímpico de Portugal, que promove o evento – afirmando mais à frente que as “faculdades também tem que aprender com a prática do desporto, pelo que esta conferência é importante sobre todos os prismas, sendo que a ciência precisa do desporto”, referindo ainda que “não deve haver balizamento de sectores, porquanto todos (quadrantes envolvidos) juntos faremos mais e melhor, como se pretende, partilhando em comum as boas práticas”.

Acrescentou que “a Ciência e o Desporto têm uma relação de intimidade e de mútuo benefício”, adiantando ainda que “o conhecimento é um bem público e que a transferência de conhecimento é um dos mais difíceis desafios que temos pela frente. Temos todos aqui, enquanto pessoas e indivíduos, um papel fundamental para esta transferência”,

A sessão de abertura da Conferência Internacional «Preparação Olímpica. Percursos e Contextos», teve lugar esta quinta-feira, no Lagoas Park Hotel (Oeiras) – com relevo para a referida alocução da secretária de Estado – que terminou com a entrega dos Prémios COP / Fundação Millennium bcp Ciências do Desporto 2015, contando ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, parceira neste evento, Paulo Vistas.

O Presidente do Comité salientou que esta iniciativa “pretende actualizar os conhecimentos dos atletas que competem nos grandes palcos olímpicos, com oradores de renome nacional e internacional, o que nos permitirá apurar os melhores conhecimentos para implementar no próximo ciclo olímpico”.

A finalizar o primeiro dia desta Conferência Internacional procedeu-se a entrega dos Prémios COP / Fundação Millennium bcp Ciências do Desporto 2015, que distinguiram os melhores trabalhos de investigação, realizados no ano 2015, nas diversas áreas das Ciências do Desporto. Nestes prémios, que contaram com a cooperação das várias Instituições de Ensino Superior da área das Ciências do Desporto – tendo-se registado a recepção de mais de três dezenas de trabalhos – o Comité Olímpico de Portugal e a Fundação Millennium bcp atribuíram, para as áreas a concurso, um primeiro prémio, no valor de 5.000€, e duas menções honrosas.

Os vencedores foram:

Economia, Direito e Gestão do Desporto

Vencedor

Título do trabalho: Perfil do Consumidor de Futebol/Futsal: As Percepções dos Jogadores e Treinadores sobre as Motivações para a Prática da Modalidade

1º Autor: Dina Alexandre Marques Miragaia

Coautores: Francisco César Pereira Monteiro

Menção Honrosa

Título do trabalho: Da Natureza Jurídica do Contrato Celebrado entre o Empresário Desportivo e o Praticante Desportivo

1º Autor: Daniela Mirante

Menção Honrosa

Título do trabalho: A Qualidade do Campeonato do Mundo da FIFA Brasil 2014 nas Cidades Sede

1º Autor: Abel Correia

Coautores: Rui Biscaia e Thiago Santos

Fisiologia e Biomecânica do Desporto

Vencedor

Título do trabalho: Será o Tipo de Contração e a Amplitude dos Exercícios de Treino de Força, Determinantes na Melhoria da Funcionalidade e Qualidade Muscular?

1º Autor: Maria João de Oliveira Valamatos

Coautores: António Veloso

Menção Honrosa

Título do trabalho: Potência Mecânica e Carga Interna nas Articulações em Movimentos Aquáticos

1º Autor: Jessy Lauer

Coautores: Annie Rouard

Menção Honrosa

Título do trabalho: Avaliação da arquitetura muscular da perna através da imagem de tensor de difusão: alterações com a fadiga induzida pelo ciclo muscular de alongamento-encurtamento

1º Autor: Filipa Oliveira da Silva João

Coautores: António Prieto Veloso; Sérgio Alves; Mário Secca; Michael Noseworthy

História e Sociologia do Desporto

Menção Honrosa

Título do trabalho: O Desporto no Telejornal da RTP: Representações Sociais e Decisão Editorial

1º Autor: Carla Cruz

Coautores: Duarte Araújo

A sessão principal desta Conferência Internacional «Preparação Olímpica. Percursos e Contextos» decorre esta sexta-feira, entre as 9h30 e as 20 horas, com várias sessões e convidados internacionais (dois norte-americanos, dois turcos e um australiano) de renome em termos de investigação na área das ciências do desporto, onde estarão ainda envolvidos vários docentes universitários e presidentes de várias federações desportivas.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.