Terça-feira 19 de Março de 2024

Hugo Correia e Ana Ferreira – Reis na ilha do Pico

corridareispico2016Hugo Correia e Ana Ferreira (ambos do Sporting) lideraram até ao fim a Corrida dos Reis, que este domingo cumpriu a 26ª edição na vila de São Mateus, Ilha do Pico (Açores), dominando de princípio a fim.

Maior evidência para o trunfo de Hugo Correia, que chegou ao fim dos 8.000 metros com o tempo de 23.42, menos 11 segundos que o seu companheiro de clube Eduardo Mbengani, enquanto Sérgio Silva (C. D. Operário – Açores) – que tinha vencido as quatro edições anteriores – não foi além da terceira posição, com 24.08.

Bruno Silva (Maia), Hugo Almeida (Sporting) e Hugo Ganchas (Benfica) classificaram-se a seguir, respectivamente com 24.20, 24.38 e 25 minutos exatos.

Ana, por seu lado, ante a mais categorizada Daniela Cunha, soube tornear os obstáculos colocados ao longo do percurso e a partir da quarta (das cinco) volta arrancou definitivamente para o triunfo, ganhando metro a metro a Daniela, para acabar com uma vantagem de onze segundos (16.25 – 16.36). Terceira posição para Sónia Pinto (Salgueiros), com 17.00, à frente de Pico-PodioFemininoSandra Protásio (Benfica) e Jéssica Matos (Salgueiros), com 17.15 e 17.52, respectivamente.

Nos juniores, Hugo Gil (Ingleses F.C.) confirmou o valor que demonstrou em termos internacionais e cobriu os também oito em 27.17, à frente de Mário Azevedo (Ind), com 37.56, enquanto no sector feminino Rita Mineiro (CDUL), com 17.00 para os 3 km suplantou a sua colega de clube Inês Freire (21.52).

Cerca de meio milhar de participantes (desde os 6 aos 70 anos) deram mais cor e alegria a esta vila de São Mateus do Pico, num clima de festa, onde todos comungaram de uma boa organização à altura da história das vinte e seis edições, no que foi mais um hino à vida dos açorianos que, de ilha em ilha, rumaram até ao Pico e também dos continentais.

A campeã olímpica Rosa Mota foi a madrinha e o olímpico Carlos Patrício foi o homenageado este ano, num evento que é um dos principais “picos” do cartaz de promoção turística que se realiza durante quatro dias em Janeiro de cada ano, assumindo-se de forma inequívoca como espelho da determinação e da cultura de um povo, como símbolo da pura paixão, da mais intrínseca açorianidade, uma verdadeira imagem de marca do Pico e do concelho da Madalena, além-fronteiras.

Pico-PodioMasculino

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.