Segunda-feira 19 de Abril de 9875

Portugal desforrou-se da derrota e venceu a República Checa para a fase de qualificação para o europeu de Futsal

FPF

FPF

Com esta vitória, Portugal ascendeu à liderança do Grupo 8 de qualificação para o Euro-2022, depois de vencer, esta terça-feira, a República Checa, por um expressivo 5-1, que marca o retorno à liderança.

Com este triunfo no Atlas Arena, em Lodz (Polónia), a Equipa das Quinas passou a somar oito pontos no Grupo 8 (fruto de duas vitórias e dois empates), mais um que checos e polacos. A Noruega, o próximo adversário de Portugal ainda não tem qualquer ponto.

O primeiro sinal de perigo na partida foi para a equipa checa, no primeiro minuto, mas foi Pany que foi feliz no primeiro remate luso à baliza checa, abrindo o marcador no decorrer do segundo minuto.

A formação checa respondeu com um remate perigoso, mas Vítor Hugo, com uma excelente defesa evitou o empate. À passagem do minuto seis, David Drozd rematou à barra mas, no mesmo minuto, Tiago Brito respondeu com um bom remate, interceptado por um jogador contrário, e ao minuto sete acertou na barra.

Afonso, ao minuto oito, também fez a bola acertar na barra – com pouco ângulo, depois de passar pelo guarda-redes, acertou no ferro junto à linha de fundo. Afonso viria a marcar no minuto seguinte, ampliando a vantagem lusa para dois golos. Ao minuto 10 foi a vez de Vítor Hugo voltar a brilhar com duas grandes defesas.

Após boa combinação entre Bruno Coelho e Tiago Brito, a bola foi parar aos pés de André Coelho que rematou para o 3-0. Vítor Hugo voltou a estar em plano de evidência ao minuto oito, evitando males maiores para as redes lusas.

A 20 segundos do final da primeira parte, o árbitro dinamarquês assinalou penálti a castigar uma mão de Erick que Tomáš Koudelka aproveitou para reduzir para 1-3.

Portugal entrou melhor no segundo tempo e no primeiro minuto, Bruno Coelho fez o 4-1. O ala apareceu na cara do guardião adversário e picou a bola para um golo de belo efeito. Aos 32 minutos Bruno Coelho bisou na partida.

O capitão da Equipa das Quinas, João Matos, assinalou no jogo desta terça-feira a sua 150.ª partida ao serviço da Selecção A. O fixo estreou-se a 25 de Novembro de 2008, numa partida em que Portugal goleou a Geórgia, por 8-1.  João Matos é apenas superado em número de internacionalizações por Arnaldo Pereira (208), João Benedito (181), Ricardinho (173), Gonçalo (171) e Pedro Cary (159).

A Equipa das Quinas joga as derradeiras partidas do Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022 diante da Noruega, a 9 e a 14 de Abril, partidas que serão disputadas em solo luso.

Para Jorge Braz, Seleccionador Nacional, “cumprimos integralmente com o processo, como que tínhamos de fazer e estamos extremamente satisfeitos com o produto final, que foi a vitória. Estamos no primeiro lugar e dependemos de nós. Temos mais duas jornadas e isto não terminou. Escorregámos onde não devíamos ter escorregado. Agora estamos onde temos que estar”.

Adiantou ainda Braz que “acima de tudo, melhorámos no foco colectivo e nos comportamentos individuais e nos duelos. Foi uma exibição muito bem conseguida, a República Chega, hoje, dificilmente teria hipóteses de ganhar”, tendo acrescentado ainda que “todos os jogadores contam e são importantes. Estes 14 jogadores tiveram um compromisso fantástico nas tarefas. Conto com todos e partilho especialmente esta vitória com o Ricardinho, Cardinal e Pedro Cary, que não estão cá por motivos de força maior. Mas também com todos os pré-convocados que estavam preparados para vir e ajudar”.

© 9875 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.