Quinta-feira 19 de Abril de 1883

Portugal vai disputar Grupo B do Europeu de Andebol de 2022 em Budapeste

FP Andebol

FP Andebol

Quando faltam 252 dias até ao início do EHF Euro 2022, o sorteio realizado esta quinta-feira em Budapeste, na Hungria, definiu os seis grupos compostos pelas 24 selecções que vão estar presentes na competição, agendada para Janeiro do próximo ano. Portugal ficou a saber que vai ter como adversários a Hungria, um dos países organizadores – juntamente com a Eslováquia – e ainda Islândia e Holanda.

Portugal tem recordações recentes positivas, em relação aos confrontos com Hungria e Islândia. Quanto ao conjunto húngaro, um dos países organizadores, tem bem presente a derrota por oito golos de diferença no EHF Euro 2020 (34-26), que valeu aos Heróis do Mar a melhor classificação de sempre na competição e também a qualificação para o Torneio Pré-Olímpico, no qual Portugal acabaria por voltar a fazer história rumo a Tóquio.

Em relação à Islândia, Portugal venceu dois, no Mundial 2021 e na Qualificação para o Euro 2022 e perdeu um, também referente à mesma prova.

O porta-voz da selecção nacional foi Paulo Fidalgo, treinador-adjunto, que se mostrou confiante com o sorteio, uma opinião partilhada pelo seleccionador Nacional, Paulo Pereira, tendo adiantado ao site da Federação de Andebol de Portugal, que “antes de mais, e depois de conversar com o seleccionador nacional, é uma enorme honra para Portugal estar no Pote 1 do sorteio. Vamos defrontar uma das equipas da casa (Hungria), o que é sempre um desafio extra e aliciante, no palco de maior destaque que é Budapeste, onde será a fase final e onde desejamos estar. Eu diria que queremos fazer o pleno em Budapeste nas três fases. A Hungria é uma selecção conhecida da nossa parte, que defrontámos no EHF Euro 2020 e também o seu seleccionador que é o Chema Rodríguez, treinador do Benfica. É uma equipa que fez um excelente Mundial, no Egipto, onde chegou aos quartos-de-final, está em crescendo e esta próxima competição é uma forte aposta”.

Paulo Fidalgo adiantou ainda que “a Islândia acaba por ser uma sombra muito positiva, pois temos conseguido ter sucesso ultimamente com essa selecção mas que é uma equipa com um historial muito positivo. Temos tido, nestes últimos três embates, jogos equitativos, disputados e, no cômputo geral, temos demonstrado um andebol mais competente. Vamos ter que demonstrar isso uma vez mais, até porque este Grupo B parece-me ter algum equilíbrio, principalmente com estas três equipas. Por fim, vamos defrontar a Holanda, que tem um dos jogadores revelação de França, o Luc Steins, que assinou pelo Paris Saint-Germain e é uma equipa com talento. Nos últimos anos tem evoluído no andebol, começou nas selecções jovens e está a conseguir consolidar-se. Eu diria que a Holanda vai tentar aproveitar este equilíbrio aparente do Grupo, onde não há nenhuma selecção que tenha ganhado títulos nos últimos anos, nomeadamente Espanha, Croácia ou Dinamarca e acredito que a equipa holandesa tentará aparecer como uma espécie de ‘outsider’ e selecção revelação.”

Concluiu afirmando que “o nosso seleccionador, melhor do que ninguém, saberá encontrar as peças e o enquadramento certos para o ultrapassarmos, com o objectivo, tal como o Paulo Pereira me confidenciou, de superar e, pelo menos, igualar, o 6º lugar obtido no último EHF Euro 2020”

Os seis Grupos do EHF Euro 2022 são os seguintes:

Grupo A: Eslovénia, Dinamarca, Macedónia do Norte, Montenegro

Grupo B: Portugal, Hungria, Islândia, Holanda

Grupo C: Croácia, Sérvia, França, Ucrânia

Grupo D: Alemanha, Áustria, Bielorrúsia, Polónia

Grupo E: Espanha, Suécia, República Checa, Bósnia-Herzegovina

Grupo F: Noruega, Rússia, Eslováquia, Lituânia

A competição será disputada na Hungria e na Eslováquia entre os dias 13 e 30 de Janeiro de 2022.

 

© 1884 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.