Quinta-feira 20 de Abril de 6648

Jessica Inchude e Arialis Gandula já consideradas portuguesas

© 2018 JCMyro / JDM

© 2018 JCMyro / JDM

Jessica Inchude (Guiné-Bissau) e Arialis Gandula (Cuba), foram consideradas portuguesas pela World Athletics (Federação Internacional de Atletismo), pelo que poderão a representar Portugal nas competições mais próximas.

Jessica está inscrita pelo Sporting desde 2012, e poderá competir com a camisola da selecção nacional a partir de 30 de Julho, segundo nota informativa veiculada pela Federação Portuguesa de Atletismo, que salientou ter a atleta adquirido a nacionalidade lusa em 2016.

O que a levou a ser campeã e recordista nacional do peso,

As melhores marcas pessoais de Jessica são 17,94 e 18,13 metros no lançamento do peso em pista coberta e ao ar livre, respectivamente, registos alcançados este ano.

A referida Federação anunciou, ainda esta terça-feira, que a velocista de origem cubana Arialis Gandula (inscrita pelo Benfica) também pode representar Portugal, no entanto a partir desta data.

Arialis completa 26 anos este mês, tem como melhores marcas os tempos de 7,44 segundos, 11,22 segundos e 23,08 segundos, nos 60, 100 e 200 metros, respectivamente.

A atleta tem no seu palmarés duas medalhas de ouro nos campeonatos pan-americanos de juniores (2013), na Colômbia, nos 100 e 200 metros; uma medalha de bronze nos Jogos da América Central e do Caribe (2014), no México, na estafeta de 4×100 metros; e a prata nos Jogos da América Central e do Caribe para sub-23 (2016), em São Salvador.

VIRTUS World Athletics Championships para atletas com deficiência intelectual

Portugal estará representado por 12 atletas nos VIRTUS World Athletics Championships, que têm início esta quarta-feira e terminarão no próximo domingo, na Polónia, no que é a 13ª edição desta competição.

Os atletas são os seguintes: Afonso Roll (ESMOV); Ana Filipe (ACM – Terceira); Carina Paim (Sporting); Carlos Freitas (CAB); Carlos Lima (ACM – Terceira); Cristiano Pereira (CPM); Cristiano Silva Pereira (CFOD); Domingos Magalhães (CAB); Estêvão Janeiro (Beja AC); Igor Oliveira (AFS); Inês Fernandes (ADRCL); Joana Silva (ACPV); Lenine Cunha (CFOD); Paulo Benavente (AJP); e Sandro Baessa (CFOD).

A comitiva portuguesa, que tem José Silva como team leader e José Costa Pereira, como coordenador técnico, inclui os treinadores Ana Paula Costa, João Mendes, Rui Medeiros e Rui Pinto e conta com o apoio médico de David Oliveira.

Recorde mundial nos 10.000 metros (femininos)

Em termos internacionais, a etíope Letesenbet Gidey bateu, esta terça-feira, o recorde do mundo dos 10.000 metros, no decorrer dos “trials” para escolha das selecções para os Jogos Olímpicos, meeting que teve lugar em Hengelo (Holanda).

Recorde-se que, dois dias depois da holandesa Sifan Hassan ter batido, na mesma pista, o recorde mundial da distância, Gidey voltou a baixar a melhor marca de sempre para 29.01,03 minutos, contra os 29.06,82 de Hassan.

Gidey (23 anos), é também recordista mundial dos 5.000, conseguido em Outubro de 2020, com o registo de 14.06,62.

© 6648 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.