Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Jorge Fonseca sagrou-se bicampeão mundial de Judo

World Judo Championships Seniors Hungary 2021, -100 kg, FINAL SRB KUKOLJ vs POR FONSECA (c) Di Feliciantonio Emanuele

World Judo Championships Seniors Hungary 2021, -100 kg, FINAL SRB KUKOLJ vs POR FONSECA
(c) Di Feliciantonio Emanuele

Com um percurso limpo, Jorge Fonseca chegou ao final da competição dos -100 kg com a medalha de ouro ao peito, repetindo o êxito de 2019 e criando mais um inédito feito para o judo português, o que ninguém ousara conseguir antes.

Confirmando a evolução tida nos últimos anos, que redundou no primeiro título mundial, o judoca do Sporting tem sabido – a par do seu treinador – lidar com as incertezas, com os azares, com as lesões e até coim a pandemia que ainda vigora, torneando quaisquer obstáculos a caminho de êxitos sobre êxitos.

Este segundo título mundial e pelas cinco vitórias consecutivas na competição, provam também que Fonseca sabe o que quer e faz sempre de tudo para que saiba encontrar o caminho para o pódio, mais do que habituado, ainda que nem sempre surta os efeitos desejados.

 

World Judo Championships Seniors Hungary 2021, -100 kg, FINAL SRB KUKOLJ vs POR FONSECA (c) Di Feliciantonio Emanuele

World Judo Championships Seniors Hungary 2021, -100 kg, FINAL SRB KUKOLJ vs POR FONSECA
(c) Di Feliciantonio Emanuele

Desta vez, neste dia 11 de Junho – ainda sobre o desígnio do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades de língua portuguesa – todas as estrelas estiveram sobre Budapeste, a capital da Hungria, para transmitir mais energia a um português duplamente dourado, até agora o único.

Dos cinco combates disputados, apenas a final demorou mais tempo (três minutos e oito segundos), depois de ter iniciado a competição a vencer apenas em dois minutos e quinze segundos.

Nos combates do meio, o mais rápido durou apenas um minuto e sete segundos, seguindo-se outro com um minuto e quinze e outro ainda com um minuto e cinquenta e seis segundos.

É que Jorge Fonseca estava com uma enorme vontade de chegar depressa ao ouro. Não podia ser doutra maneira. Daí o facto de ter colocado todos os adversários num “ko” de ippons. Um dia excepcional para um campeão que irradiou no rosto a fé e a vontade férrea de ser superior. Até se terá transcendido!

Muzaffarbek TuroBayev (Uzbequistão), foi o primeiro a cair; o canadiano Kyle Reys foi o seguinte; o georgiano Ilia Sulamandze foi o terceiro; o holandês Michael Korrel foi no quarto e o quinto e último, que terá entrado no tatami “a tremer” – combate a combate também há sinais de uma psicologia positiva (para quem vai em andamento) e negativa (para quem chega à final depois de ter visto quatro vitórias consecutivas) que levou o sérvio Aleksandar Kukolj a ficar também pelo caminho.

Mais uma história que continua a transformar o desporto português num manancial de campeões, que surgem de uma base bastante curta face à cultura desportiva que se torna necessário ter para Portugal.

“Estou muito feliz, esta medalha é para todos os meus colegas e para todos os portugueses! Força, estamos juntos” – referiu Jorge Fonseca depois de receber a medalha de ouro e ouvir o Hino nacional.

O mundial de Budapeste termina neste sábado, com Rochele Nunes (+78kg), que é a 11ª no ranking mundial, a defrontar a vencedora do primeiro combate, a disputar entre a japonesa Wakaba Tomita (46ª) e a lituana Sandra Jablonskyte (30ª).

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.