Sexta-feira 19 de Abril de 8402

Missão lusa aos Jogos Surdolímpicos chegou ao Brasil

CPP-SurdosOlimpicos-Marcelo-28-04-2022

Comité Paralímpico Portugal

A Missão Surdolímpica chegou bem ao Brasil, onde se encontra para participar nos Jogos Surdolimpicos’2022, depois de uma viagem sem problemas.

A Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 tem como protagonistas doze atletas de seis modalidades e é composta por um total de 29 elementos. Os Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 iniciam-se no dia primeiro de Maio e decorrerão até ao dia 15 de Maio deste ano.

São esperados mais de 4.000 atletas de 77 países para competirem nas 20 modalidades do calendário surdolímpico. Esta é a oitava participação portuguesa em Jogos Surdolímpicos com um total de 13 medalhas conquistadas.

Hemilton Costa, Ricardo Gomes e Rui Rodrigues (atletismo), Diogo Neves, Miguel Cruz, Ricardo Belezas e Tiago Neves (Natação) são as modalidades mais representadas, seguidas pelo ciclismo com André Soares e João Marques.

As modalidades de judo, luta greco-romana e tiro fecham o elenco nacional na maior competição mundial de desporto para surdos com Joana Santos, Hugo Passos e Vyacheslav Sushchyk, respectivamente.

Na véspera da partida, a Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 foi recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa no antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

O encontro foi marcado pela boa disposição e mensagens de motivação e ambição para a comitiva nacional, tendo Marcelo Rebelo de Sousa garantido aos 12 atletas portugueses que “irem aos Jogos Surdolímpicos já significa que são muito bons, que são dos melhores do mundo” e dedicou “um abraço de gratidão por tudo o que vão conquistar” em Caxias do Sul.

O Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, garantiu que “os atletas que representarão Portugal vão prestigiar as cores nacionais” e acrescentou que “a 24.ª edição dos Jogos Surdolímpicos de Verão será mais uma demonstração da excelência desportiva nacional”.

Também antes da partida da referida Missão, o Comité Paralímpico de Portugal foi recebido, em audiência pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Correia, tendo o CPP sido representado no encontro, que decorreu na Assembleia da República, pelo Presidente, José Manuel Lourenço, e pelos Vice-Presidentes, Luís Figueiredo e Leila Marques Mota.

© 8403 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.