Domingo 01 de Maio de 4174

Fonte Bastardo estreou-se a conquistar a Supertaça em Voleibol, vencendo o Benfica

Voleibol-Supertaça-M-03-10-2022

FP Voleibol

Pela primeira vez na história da versão masculina da Supertaça de Voleibol, a Fonte Bastardo conseguiu destronar o Benfica e, após um triunfo conclusivo (3-1), levou para os Açores o almejado troféu, ao derrotar os encarnados no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

Tendo-se adiantado no set inicial (25-12), o Benfica deu um primeiro passou para chegar ao que poderia ter sido o 11º título para as cores da Luz, mas a “fonte” da bela Região Autónoma iluminou melhor o recinto, com os visitantes a empatar (25-19). Passar para a frente (25-22) e concluir o jogo (25-19), justificando perfeitamente o que se passou em campo, porquanto foi isso que o resultado demonstrou.

Uma partida que não defraudou a organização da Federação da modalidade, em parceria com a Câmara Municipal local, realçando-se que nas duas equipas intervieram jogadores de várias latitudes mundiais, como foram os casos de argentinos, brasileiros, venezuelanos, porto-riquenhos, norte-americanos e, naturalmente, alguns portugueses, tendo a Fonte do Bastardo mostrado ser uma equipa muito forte fisicamente e de grande envergadura e solidez no bloco.

Edson Gonzalez, com 23, e João Noleto, com 21, e Pablo Machado, com 17, foram os melhores pontuadores, respectivamente da AJF Bastardo e do SL Benfica.

No final, Caíque Silva, capitão da Fonte do Bastardo, que liderou a equipa açoriana nos títulos de campeã nacional (2010/2011 e 2015/2016) e de vencedora da Taça de Portugal (2012/2013) e, agora, na primeira Supertaça, referiu que “é muito difícil falar neste momento. A verdade é que temos vindo a trabalhar muito, muito, muito… É um grupo que chegou desacreditado, pois quase ninguém tinha fé neste grupo, mas os jogadores chegaram, entregaram-se completamente ao trabalho e pouco a pouco estão a abraçar cada vez mais o projecto”.

Acrescentou ainda o capitão da equipa açoriana que “ainda não estou em mim, pois este era um título que me faltava e que faltava ao clube e é uma sensação maravilhosa poder retribuir a todos aqueles que acreditaram sempre em nós“.

Nuno Abrantes, que se estreou como treinador da Fonte do Bastardo, conseguindo o primeiro título no primeiro jogo que disputou, salientou que “antes do jogo, era um desafio muito pouco provável de vencer, mas era possível e nós jogámos sempre com essa ideia no pensamento. Mas não nos vamos iludir porque esta equipa ainda se está a montar agora e precisamos de muito mais trabalho para podermos pensar em estar presentes nestes palcos. Não é por esta vitória que passamos a ser mais ou menos favoritos”.

Marcel Matz, treinador do Benfica, que tem já quatro troféus da competição no seu historial, deu “os parabéns à Fonte do Bastardo, foi melhor do que nós em alguns fundamentos do jogo. É um adversário a ter em conta e cujo valor desconhecíamos antes deste jogo, pois tem uma equipa remodelada. Temos de continuar a trabalhar e focar-nos no jogo da Liga dos Campeões, pois é muito importante para os nossos objectivos .”

Os prémios foram entregues por Alberto Costa e Sara Moreira, respectivamente Presidente e Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Santo Tirso, e Vicente Araújo, Presidente da Federação da modalidade.

 

Supertaça feminina esta quarta-feira, 5 de Outubro

 

A Supertaça feminina opõe a AJM/FC Porto, campeã nacional, e o Leixões, vencedor da Taça de Portugal, e tem lugar nesta quarta-feira (5 de Outubro), pelas 15h00, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, numa organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso.

A Supertaça será transmitida em directo n’ A Bola TV e na Volei TV e vai utilizar o sistema de «Vídeo Challenge».

Em 2021/2022, a AJM/FC Porto sagrou-se campeã nacional pela segunda vez consecutiva ao vencer, no Dragão Arena, no Porto, o Leixões por 3-1 (36-34, 25-14, 26-28 e 25-19) no quinto e último dia do Play-off do título da I Divisão Elite – 3.ª Fase da Liga Lidl.

A equipa do Leixões ergueu pela 10ª vez (segunda consecutiva) o troféu de vencedora da Taça de Portugal. Na Final, as sereias de Matosinhos venceram, por 3-0 (25-19, 25-15 e 26-24) o Vitória SC.

Com este título, as leixonenses têm agora 10 troféus da prova na sua vitrina, mais dois do que o Castêlo da Maia e três que o Boavista.

 

© 4174 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.