Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Teqers Portugueses competiram com os Melhores no V Campeonato do Mundo de Teqball

tekball nuremberg nov 2022

FTEQBALLPT

Portugal encerrou a sua participação no V Campeonato do Mundo de Teqball, realizado em Nuremberga (Alemanha), entre os dias 23 e 27 de novembro.

Os Teqers Portugueses competiram com os Melhores do Mundo, na maior prova anual da modalidade, estando representados nas 5 categorias em disputa.

1. Singles Masculinos – Dionísio Gonçalves (Academia Ponte de Lima)

O Campeão Nacional ficou inserido no grupo L, onde teve a concorrência de 3 atletas: Gor Sargsyan (Arménia), Jakob Hofmann-Wellenhof (Áustria) e Stephane Danho (Costa do Marfim). Dionísio Gonçalves garantiu um lugar na fase seguinte ao terminar o seu grupo na 2ª posição, superando o austríaco (12-10, 12-4) e o costa-marfinense, por 2 sets a 0, cedendo apenas contra o arménio (4-12, 7-12). Na fase a eliminar (32-avos de final) encontrou o nº10 do ranking mundial, Hugo Rabeux da França. Apesar do esforço, o teqer de Ponte de Lima cedeu pelos parciais 7-12 e 2-12, encerrando a sua participação.

2. Doubles Masculinos – António Henriques e João Pinheiro (AP Sintra)

A Dupla Portuguesa de Sintra voltou a repetir a presença em Campeonatos do Mundo, discutindo o grupo D com um par espanhol, Aitor Vives Yera – Javier Asensio Romero, e um par esloveno, Matic Preglav – Dejan Nedic. Os Tricampeões Nacionais Portugueses conseguiram o pleno nessa fase, superando os espanhóis (12-10, 12-10) e os eslovenos (12-3, 12-2). Nos 32-avos de final, voltaram a triunfar, eliminado a dupla montenegrina (Marko Zarkovic – Andrija Jovanovic) em 2 sets (12-11 e 12-6). Os teqers sintrenses encontraram a dupla ucraniana, composta por Dmytro Shevchuk E Oleh Usychenko, nos 16-avos. O jogo revelou-se equilibrado, com ambas as duplas a discutirem cada ponto, mas a vitória acabou por pender para a Ucrânia, com os parciais 10-12 e 11-12, encerrando a caminhada de António Henriques e João Pinheiro entre os 9 melhores do mundo.

3. Doubles Mistos – Luís Santos (Associação Funsports, Alfragide) e Manuela Parente (Académico FC, Porto)

A dupla portuguesa estreou-se na maior competição mundial de Teqball no grupo D, com o jogo inaugural frente à 5ª melhor dupla mista do ranking – Hugo Rabeux – Amelie Julian, de França. Os portugueses não conseguiram contrariar o favoritismo dos gauleses, cedendo por 0-2 (6-12 e 2-12). As 2 duplas que também compunham o grupo D, do Senegal e de Madagáscar, não conseguiram competir, dando a vitória aos teqers lusos, que assim se apuraram para a fase a eliminar. Nos 16-avos de final, contra os romenos Szabolcs Ilyes – Rita Mitri, assistiu-se a um jogo equilibrado. Os atletas da Roménia fizeram-se valer da sua experiência, acabando por superar os estreantes portugueses pelos parciais 11-12 e 8-12, que assim terminam entre as 9 melhores duplas mistas do mundo.

4. Singles Femininos – Stephanie Brito (Teqballers)

A Luso-americana representou Portugal pelo segundo ano consecutivo na prova, conseguindo ultrapassar a primeira fase, ao ficar em 2º lugar no grupo A, após desaire sobre a nº1 do ranking mundial – Anna Izsak (Hungria) por duplo 3-12 e triunfo sobre búlgara Dani Peleva (não competiu). Nos 16-avos de final, encontrou a nº10 mundial – Kinga Barabasi, da Roménia. Apesar do esforço, Stephanie Brito acabou por ceder por duplo 6-12, encerrando a sua prestação entre as 9 melhores do mundo.

5. Doubles Femininos – Stephanie Brito (Teqballers) e Ana Silva (Académico FC, Porto)

Nas duplas femininas, Stephanie juntou-se a Ana Silva, competindo no grupo B da competição, juntamente com as brasileiras Rafaella Fontes – Natalia Guitler (2ª melhor dupla do ranking), as norueguesas Henriette Ingvaldsen – Pernille Ingvaldsen Smith e as checas Gabriela Zachova – Iva Burvalova. As brasileiras confirmaram o favoritismo e triunfaram por 0-2 (2-12 e 6-12). Contra as checas, a dupla lusa saiu vitoriosa por 2-0 (12-6 e 12-11). O jogo que se revelou decisivo pelo 2º lugar e respetivo acesso à fase a eliminar, perante as norueguesas, foi marcado pelo equilíbrio. As norueguesas adiantaram-se no marcador ao vencer o 1º set por 10-12. Stephanie Brito e Ana Silva conseguiram recuperar e conquistaram o 2º set, também por 12-10. No último e derradeiro set, as norueguesas voltaram as superar as Teqers portuguesas (10-12), que assim terminaram na 3ª posição do grupo B.

A comitiva nacional foi ainda composta pelo Presidente da Federação Teqball Portugal – Karoly Henczi e pelo Vice-Presidente – Vasco da Rocha. O árbitro internacional português – Telmo Monteiro também esteve presente no evento (pela 4ª vez em 5 edições) ao serviço da FITEQ.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.