Sexta-feira 29 de Março de 2024

Dinamarca sagrou-se Tricampeã Mundial de Andebol com Portugal em 13º

Andebol-Dinamarca-Mundial-30-01-2023

FAP / © IHF / kolektiff

A seleção orientada por Nikolaj Jacobsen tornou-se a primeira a vencer três Campeonatos do Mundo consecutivos, depois de ultrapassar a França na final por 34-29, num encontro que teve como palco a Tele 2 Arena, em Estocolmo.

Com o objetivo bem claro de tornar-se a primeira seleção do mundo a vencer três mundiais consecutivos, a Dinamarca entrou determinada e impôs um parcial de 0-3 em cerca de quatro minutos. O primeiro golo francês apareceu pela mão de Dika Mem, mas o bom momento defensivo dos nórdicos – impulsionado pela exibição de Niklas Landim – colocava a diferença em quatro, o que obrigou Guillaume Gille a dar uso ao seu primeiro tempo técnico com apenas sete minutos decorridos (2-6).

O ritmo de jogo acelerou para os franceses, mas também para os dinamarqueses, chegando-se à passagem do minuto 10 com a diferença a permanecer em quatro, com Mathias Gidsel a fazer o 5-9. Após o 7-10 de Nedim Remili, Vicent Gerard apareceu para negar o golo a Magnus Saugstrup, mas do outro lado Niklas Landim voltava a fechar a baliza em momentos cruciais.

A Dinamarca ultrapassou um período de inferioridade numérica com distinção – dois golos contra zero – e estabeleceu nova maior vantagem no encontro (7-12). Paulatinamente a França começou a crescer no encontro, com alguma rotação da equipa e, aos 23 minutos, foi a vez de Nikolaj Jacobsen solicitar o seu primeiro time-out para tentar quebrar o bom momento dos franceses (12-14), chegando-se ao intervalo com um 15-16 favorável aos dinamarqueses.

No segundo tempo, os dinamarqueses voltaram a imprimir o seu ritmo de jogo e a alcançar os três golos de vantagem pela mão de Simon Pytlick (17-20), mas os gauleses ainda responderam, com um parcial de 1-3 voltaram à diferença mínima através de Dika Mem (20-21). O jogo seguiu com ligeiro domínio dinamarquês, mas, apesar das dificuldades defensivas, os gauleses seguiam na discussão do resultado.

Andebol-Dinamarca-Mundial-Troféu-30-01-2023

FAP / © IHF / kolektiff

A oportunidade para igualar o encontro surgiu, mas Kevin Moller negou o golo em contra-ataque frente a Kentin Mahé e voltou a impulsionar os nórdicos a crescerem no encontro. À passagem do minuto 48, Mensah Larsen fazia o 24-27 e reestabelecia a vantagem de três.

Apesar do bom momento, Nikolaj Jacobsen usou o seu segundo time-out (26-29) e apresentou um novo sistema defensivo no encontro – 3:2:1 – causando mais pressão na primeira linha francesa.

A alteração acabou por surtir efeito e a diferença aumentou para quatro (27-31), para terminar com um expressivo 29-34 para a Dinamarca, a aproveitar melhor a capacidade física e mental dos seus jogadores.

Depois da titulada Dinamarca e da vice-campeã França, a Espanha fechou o pódio, com a Suécia, Alemanha, Noruega, Egipto, Hungria, Croácia e Eslovénia a completar os dez primeiros da classificação geral.

Portugal não conseguiu estar ao nível da edição do Mundial e acabou, ainda assim, num excelente 13º lugar entre as 32 equipas presentes, demonstrando que é um dos melhores, ficando no 12º lugar entre os europeus.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.