Quinta-feira 02 de Maio de 2024

Da Amadora a Luanda, passando por São Paulo

ssilvestre amadoraNa Amadora vão estar centradas as atenções de grande parte dos portugueses, dado ser a mais importante e competitiva que se efectua em Portugal, este ano só com a excelente prata da casa.

O primeiro recorde obtido foi a “explosão” do número de inscritos, que este domingo, a dois dias da prova, ultrapassou as 1.200, pese embora haja ainda muitos interessados em participar.
Depois, a estreia da vice-campeã olímpica (2008) do triatlo, Vanessa Fernandes, está a concitar um interesse fora do comum, dado que a atleta do Benfica se apresenta pela primeira vez numa competição de grande nível, onde fará um teste muito sério às suas capacidades actuais, atendendo a que só vai apostar no atletismo nesta nova época.
Já sabe quem são as adversárias que mais a podem “atormentar”, como são os casos das sportinguistas Carla Salomé Rocha (9ª no recente europeu de crosse, a segunda melhor portuguesa depois do bronze de Dulce Félix) e Sara Catarina Ribeiro (que foi a terceira portuguesa na mesma competição europeia), se bem que Clarisse Cruz, outra sportinguista, segunda nos dois últimos anos, está de olho aberto para a primeira posição no pódio.
No grupo do “top ten”, surgem ainda Ercília Machado (Sporting), 5ª o ano passado; Sandra Teixeira, também do Sporting, 6ª em 2012 e Vera Nunes (Benfica), 7ª na última edição. Mas Anália Rosa (Maratona) e Cláudia Pereira (JOMA), respectivamente 8ª em 2012 e 9ª em 2010, também lá estarão na luta pelos melhores lugares.
No lado masculino, Manuel Damião, no pódio há quatro anos, os dois últimos como vencedor, surge na primeira linha dos favoritos mas Rui Pedro Silva (Benfica) e vencedor em 2005, vai dar muita luta, assim como Licínio Pimentel (The Cleans), dois atletas que foram os melhores lusos no europeu de crosse.
Mas o jovem Rui Pinto (Benfica), o melhor português no europeu de crosse de sub-23 e Luís Pinto, do Sporting (também no europeu de crosse e 6º ano passado) são figuras de primeiro plano, assim como Hermano Ferreira (The Cleans); José Moreira (Benfica), 4º o ano passado; Ricardo Ribas (Benfica), 8º em 2012; Luís Feiteira (Sporting), Hélio Gomes (Benfica) e os jovens a despontar como são os exemplos de Hugo Correia e Guilherme Pinto, ambos do Sporting, presentes também no europeu de crosse este ano.
A festa e a competitividade está garantida, faça chuva ou sol. As estrelas vão continuar a cintilar no céu da Amadora, o mais estrelado de sempre e de todo o país, a partir das 18 horas desta terça-feira.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.