Sexta-feira 19 de Abril de 6171

Portugal com mais cinco medalhas

WushuMedalhas2Penúltimo dia

Cinco medalhas (quatro de prata e uma de bronze) foi o pecúlio que esta terça-feira a representação portuguesa angariou no penúltimo dia dos Jogos da Lusofonia, que esta quarta-feira se concluem na cidade indiana de Goa.

As medalhas respeitam apenas à modalidade de Wushu, a única onde ainda há portugueses em competição, chegando-se às 45 medalhas, sendo 18 de ouro, 16 de prata e 11 de bronze, número que ainda pode aumentar porquanto esta quarta-feira mais quatro representantes lusos estarão em outras tantas finais.
Nas formas com espada (Nan dao), Jorge Ramos obteve a medalha de prata; Jorge Magalhães, em forma com espada (Taiji Jian), conquistou o bronze; Rodolfo Torres, na forma com bastão (Gun shu), obteve a medalha de prata e Jorge Ramos voltou ao recinto para, na forma com bastão (Nan Gun), conquistar a medalha de prata. Na mesma prova, Ana Ramos arrecadou também uma medalha de prata.
Os III Jogos da Lusofonia chegam ao fim nesta terça-feira, com o fecho da competição de Wushu, onde participarão – na disciplina de Sanshou (combate) – os atletas Vânia Jaques (-60 kg), Ana Fernandes (-75 kg), Pedro Santos (-56 kg) e Gonçalo Pinto (-65 kg), a que se seguirá a cerimónia de encerramento.

 

Wushu, o que é?  Arte da guerra

Sendo uma modalidade relativamente nova em Portugal, o Wushu, segundo a Wikipédia, é um termo chinês que significa “arte da guerra”, uma derivação do Kung Fu, como é designado no Brasil.
Na China, entretanto, este termo caracteriza qualquer tarefa feita com perfeição e não apenas nas artes marciais. Outro termo bastante usado na China, como Kuoshu (Guoshu), significa “arte nacional” e foi imposto pelo governo chinês para designar a arte marcial (Wushu) de uma forma mais nacionalista, estando registados na China mais de 300 estilos diferentes de Kung Fu/Wushu/Kuoshu, que podem ser classificados em duas escolas: Waijia ou escola externa, e Neijia ou escola interna.
Na primeira se incluem a maior parte dos estilos de Kung Fu, alguns, originários do Templo Shaolin, outros, de outros templos, como por exemplo: Emeishan, Fukien, Huanshan. Tal escola visa prioritariamente a prática para o desenvolvimento externo, ou seja, para o desenvolvimento físico ou marcial, sendo estilos de Kung Fu classificados como Duros.
A maioria dos estilos externos encaixam-se no estilo principal: tongbeiquan, um estilo baseado no movimento de animais tais como o tigre, o louva-a-deus, o macaco, a serpente e a garça.
Outro exemplo de estilo de Kung Fu externo é o Sanshou, ou Sanda ou boxe chinês e o Shuai Chiao, direcionado para combates.
Na evolução havida com base na reformulação de processos, passou a ter um intuito desportivo de alto desempenho, que é o Kung Fu Moderno, que frequentemente exige atletas muito bem preparados.
Paralelamente, temos o Kung Fu Tradicional, que tem muito mais praticantes do que o Kung Fu Moderno. O objectivo do Kung Fu Tradicional é oferecer uma prática desportiva e marcial para todas as idades.

© 6171 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.