Sábado 11 de Maio de 3918

Lusofonia Games Goa 2014

lusofonia265  1020525681Portugal encerra presença com mais quatro medalhas
Portugal terminou da melhor maneira a presença nos III Jogos da Lusofonia, que esta quarta-feira se concluíram em Goa (Índia), conquistando mais quatro medalhas de prata, no que foi a 13ª na modalidade de Wushu.

Vânia Gisela (-60 kg), Ana Fernandes (-75 kg), Pedro Santos (-56 kg) e Gonçalo Pinto (-65 kg) perderam os respectivos combates finais, na disciplina de Sanda, com atletas da Índia, que dominaram por completo a prova, deixando assim escapar a última oportunidade de conquistar uma medalha de ouro em Wushu, a única onde os lusos não conquistaram o ouro, mas igualando o número de medalhas alcançado pelo Judo.
Portugal totalizou 49 medalhas (18 de ouro, 20 de prata e 11 de bronze), sendo segundo no medalheiro, atrás da Índia, que dominou completamente estes Jogos, somando 92 medalhas (37 de ouro, 27 de prata e 28 de bronze). Fechou o pódio Macau, com 38 medalhas (15 de ouro, 9 de prata e 14 de bronze).
Com estes resultados, e dada a participação do Brasil apenas numa modalidade (Wushu), Portugal assumiu a liderança dos Jogos da Lusofonia em número de medalhas, com um total de 174 medalhas, contra 139 do Brasil, apesar de os canarinhos continuarem a dominar em medalhas de ouro, somando 64, contra 55 de Portugal. A Índia, que estava na oitava posição do ranking acumulado da Lusofonia, deu um pulo para o terceiro posto, com 102 medalhas, das quais 38 de ouro (37 delas conquistadas em Goa).
A cerimónia de encerramento fechou o evento com um espectáculo de fogo-de-artifício após o desfile das várias missões participantes.
Artur Lopes, chefe da missão lusa, salientou que “Estamos satisfeitos com os resultados. A nossa representação foi bastante limitada pelos motivos já conhecidos, o Brasil não participou, mas perante uma Índia que apresentou uma delegação fortíssima, e mesmo com as ausências nas modalidades colectivas, mantivemos o segundo lugar no ranking das medalhas”.
Destacou ainda a forte emoção que marcou estes Jogos, ao reconhecer que “foi emocionante ver goeses abraçarem portugueses e outros cidadãos lusófonos de lágrimas nos olhos. Foi visível a ligação desta terra a Portugal. As mensagens que todas as delegações trouxeram à Índia serviram para unir ainda mais e realçar a língua portuguesa. Há anos seria impensável ouvir-se em Goa o hino nacional ou ver hastear a bandeira de Portugal. Tudo o que se passou foi importante para o futuro. A língua portuguesa saiu fortalecida e os laços de união entre os países lusófonos solidificados. O esforço da ACOLOP saiu recompensado e reconhecido, assim como a realização em Goa permitiu mostrar a todas as delegações a passagem dos portugueses por estas paragens”.

© 3918 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.