Sábado 18 de Maio de 2024

Sporting jogou melhor a cartada e derrotou Boavista, isolando-se na liderança da Liga Betclic

boavista vs scp 2023

Liga Portugal

Sporting, com um 3x4x3 que entrou em pleno bem cedo, acabou por dominar nas linhas de passe e de remate para chegar a um 2-0 conquistado com labor, ante um Boavista que não teve a arte e manha para aproveitar o reduto caseiro e fazer valer o calor interno.

Apesar disso, entrou em força, com Salvador Agra a rematar para a baliza de Adán, limitando-se a ganhar um canto do qual nada resultou, enquanto a sua equipa se preocupou em tentar fechar os caminhos da própria baliza a uns “leões” mais ou menos à solta, como aconteceu (8’) a Geny Catamo quando rematou para a rede lateral.

Bozenik, que tem sido o melhor marcador boavisteiro, a passe de Morais rematou, mas a bola não encontrou o caminho da baliza de Adán, passando o perigo, com o guardião sportinguista a fazer pela vida futura do clube.

Catamo voltou a criar perigo (23’) quando cruzou para Hjulmand, que rematou forte para a defesa nortenha a aliviar, seguindo-se outra arrancada (31’) de Edwards a isolar Pedro Gonçalves, que rematou por cima da barra.

No seguimento de um livre, Pedro Gonçalves (36’) levantou a bola para o segundo poste, onde Diomande, Gyokeres e Coates não se fizeram ao lance e a bola perdeu-se. No minuto seguinte (37’), o Sporting chegou ao 1-0, depois de um cruzamento feito, pela esquerda, por Matheus Reis para o lado contrário do campo onde, dentro da grande área, surgiu, sem marcação, Geny Catamo a rematar com o pé esquerdo, levando a bola a bater na parte de dentro do poste e anichar a bola na baliza dos boavisteiros.

Golo que foi muito saudado, em especial pelo jogador (primeiro golo no campeonato), o que deu um novo ânimo à equipa leonina, face à dificuldade em entrar na zona de ataque que os leões tiveram.

Ainda a festejar o golo leonino, na bancada que está por detrás da baliza de Adán, saíram várias “tochas” que obrigaram o árbitro a uma paragem do jogo, considerando o mau comportamento de adeptos dos leões, reatando-se sem que houvesse algo de mais significativo a acontecer dentro do campo.

No segundo tempo (50’), Gyokeres criou perigo ao dominar a bola, a passe de Diomande, mas o esférico não chegou nas devidas condições e a jogada ficou por aí, com a defesa a aliviar. Edwards (53’) subiu com a bola controlada, na procura do 2-0, mas em vez de endossar acabou por rematar para fora.

Mantendo a pressão, o Sporting estava por cima, mas, num rápido contra-ataque (77’), a bola chegou aos pés de Bozenik, depois de um centro a meia altura, do lado esquerdo, foi mesmo o avançado boavisteiro a adiantar-se em relação à linha de baliza (ainda que pareceu em situação legal) e a rematar sem apelo nem agravo, como diz o povo, tendo o VAR confirmado a irregularidade por 27cm.

Com o Sporting como que ainda a recuar (83’) Luis Santos ainda rematou forte mas para as mãos de Adán.

No minuto seguinte (85’), Pedro Gonçalves fez o gosto ao pé e marcou o segundo golo dos leões, depois de uma arrancada por ai acima, pela direita, com Esgaio no comando das operações e a cruzar para área, para onde seguia Pedro Gonçalves, que conseguiu fazer um desvio com o calcanhar e a bola foi anichar-se na baliza do Boavista, completando-se o 2-0.

Na estatística, o Sporting rematou muito mais (15-7, dos quais 5-2 para a baliza), ainda que a posse de bola fosse repartida, com 52/48% para os leões.

A partir daqui a partida “amornou” um pouco mais e o Sporting acabou com um triunfo sofrido, mas suficiente para passar a liderar, isolado, o campeonato, sendo a única equipa ainda sem derrotas.

Na classificação, o Sporting soma agora 25 pontos, à frente do Benfica e FCPorto (22), Guimarães (19), Sporting Braga (17), Boavista (15), Moreirense (14), Famalicão (12), Estrela da Amadora e Portimonense (11), Gil Vicente, Casa Pia e Farense (10), Chaves (7), Arouca e Vizela (6), Rio Ave (5) e Estoril (4).

Nos marcadores, Simon Banza (Braga) e Héctor (Chaves) continuam no comando, com 7 golos, seguindo-se Gyokeres (Sporting), com 6; Paulinho (Sporting), João Mendes (Guimarães), Di Maria (Benfica) e Ricardo Horta (Braga), todos com 5.

A 10ª jornada inicia-se na sexta-feira com o FC Porto-Estoril (20h15), realçando-se o Chaves-Benfica e Braga-Portimonense (sábado), com o Sporting a jogar no domingo, recebendo o Estrela da Amadora.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.