Sexta-feira 17 de Maio de 2024

Cátia Azevedo bateu recorde de Portugal nos 400 metros em pista coberta

Na segunda corrida no circuito internacional, Cátia Azevedo (Sporting) bateu o recorde de Portugal de 400 metros em pista curta (nova designação), ao vencer a corrida principal do Meeting de Astana, no Kazaquistão (nível Gold do World Indoor Tour da World Athletics), com a marca de 52,64 segundos, recorde que durava há 25 anos.

Atl-RecordeNacional-Catia-27-01-2024

FP Atletismo

Foi uma excelente corrida da recordista nacional que chegou à liderança na reta oposta à reta da meta ganhando vantagem que não mais perdeu! Depois de abrir a época em Dortmund (20 de janeiro) com 53,18 segundos, agora bateu um recorde de Portugal que durava (52,77s) desde 18 de fevereiro de 1998, e que pertencia a Maria do Carmo Tavares, então no Benfica.

Excelente “ajuda” para a portuguesa que amealhará mais alguns pontos que a possam levar a participar nos Mundiais de Pista Curta em Glasgow, em março próximo. O recorde de Portugal ainda terá de ser ratificado.

Houve mais atletas portugueses neste meeting de nível mais elevado da World Athletics, como foi o caso de, nos 400 metros, o benfiquista Ericsson Tavares foi terceiro classificado na série secundária, com a marca de 46,95 segundos, batendo o seu recorde pessoal (47,33), sendo agora o quinto português de sempre a baixar dos 47 segundos em pista curta.

Nos 60 metros barreiras, na meia-final, o cubano Roger Iribarne, do Benfica, foi quarto classificado com a marca de 7,80 segundos, à frente dos seus colegas de equipa João Vitor de Oliveira (quinto, com 7,83s) e Sisínio Ambriz (sétimo, com 7,99s). Finalmente, Francisco Belo (Benfica) foi quarto classificado no lançamento do peso com a marca de 19,75 metros.

Noutros locais, vários atletas portugueses competiram, este sábado, em meetings internacionais, conquistando triunfos com resultados significativos. Pedro Buaró, Lorene Bazolo (ambos em Nantes), Salomé Afonso e Isaac Nader (estes em Sabadell) subiram ao lugar mais alto do pódio.

Os melhores resultados foram conseguidos no Meeting da Catalunha (Sabadell), numa pista que os espanhóis já classificam como “mágica”, pois propicia a conquista de excelentes resultados. Nas provas de 800 metros, as mais importantes da competição, os atletas portugueses deram muito boa conta de si. Na prova feminina, Salomé Afonso surpreendeu as duas melhores espanholas (Lorea Ibarzabal e Lorena Martin) e obteve um excelente triunfo (ao “sprint” e à corda) com a marca de 2m03s25”, um recorde pessoal que a leva ao quinto lugar de sempre no ranking nacional.

Na mesma prova, a romena Claudia Bobocea foi quarta (2.04,46) e a portuguesa Patrícia Silva obteve o sexto lugar em 2.06,08.

Na prova que fechava a reunião catalã (800 metros), o português Isaac Nader, líder mundial nos 1500 metros, terminou em segundo lugar com um recorde pessoal, marcando 1m46s69”, ascendendo ao segundo melhor português de sempre, fazendo parceria com Rui Silva, pois foram ambos os únicos portugueses de sempre a baixar de 1m47s em pista curta.

Antes, nos 1500 metros femininos, Mariana Machado chegara em sexto lugar, com a marca de 4m15s83”.

Nas provas de 400 metros, Vera Barbosa triunfou na final B, com a marca de 54s38”, enquanto Carina Vanessa foi quinta classificada na final C, com a marca de 55s25”.

Os restantes portugueses competiram nas meias-finais. Em 60 metros, Delvis Santos foi quinto com 6s86”; em 60 metros barreiras, Catarina Queirós foi quarta com 8s55”, enquanto Edson Gomes caiu na prova cortou a meta a caminhar.

No Meeting de Nantes, o recordista nacional do salto com vara, João Pedro Buaró, voltou a mostrar estar num grande momento de forma e voltou a triunfar num meeting da WA ao passar a fasquia colocada a 5,64 metros. O benfiquista ainda tentou superar o seu recente recorde de Portugal, colocando a fasquia em 5,76 metros, mas não foi desta.

Ainda na pista curta francesa, Lorene Bazolo esteve em grande evidência ao vencer a final dos 60 metros com a marca de 7s23”, depois de já ter vencido a meia-final em 7s28”. Na mesma prova, a sua colega de equipa Rosalina Santos foi sexta classificada na final, com 7s34” (7,38 na meia-final).

Ainda competiram em França Omar Elkahtib, quinto nos 400 metros, em 47s67”, e Abdel Kader Larrinaga, oitavo na final dos 60 m barreiras, com 7s89” (fez 7,84 na meia-final).

Por outro lado, as equipas do Benfica, quer em masculinos, quer em femininos, lideram as respetivas classificações coletivas no final da primeira jornada de apuramentos para os Campeonatos Nacionais de Clubes em pista curta.

As “’aguias” lideram, provisoriamente (a segunda jornada, este domingo, integra, entre outras as equipas do Sporting), as pontuações coletivas destes apuramentos que se desenrolam em Braga e Pombal. Em ambas as classificações, o Benfica é secundado pelas formações madeirenses do Estreito e do Jardim da Serra.

Não houve grandes destaques nas provas masculinos, mas verificaram-se bons resultados nas provas femininas.

Nos 60 metros barreiras, Catarinas Karas (Jardim da Serra) venceu em 8,39 segundos, à frente de Melissa Sereno (Maia AC), que bateu o seu recorde pessoal (8,40) e Vera Monteiro (Oliveira do Douro), que também bateu o seu recorde pessoal (8,47).

No lançamento do peso, Eliana Bandeira (Benfica) conseguiu o seu melhor registo de sempre em pista curta (18,47 metros), a escassos dois centímetros do seu recorde pessoal.

No salto em comprimento, triunfo de Lucinda Gomes (Estreito), com 6,07 metros (que também venceu o triplo com 13,21 metros). Inês Mendes (Benfica) venceu os 3000 metros marcha em recorde pessoal (13.26,84).

Este apuramento encerra-se neste domingo, com a jornada a decorrer em Pombal, entre as 15h00 e as 20h30.

Por outro lado, o Técnico da FPA e cocoordenador do Departamento e Projeto Crianças em Forma, Escola de Salto com Vara CAR Jamor e Intercâmbios Competitivos Internacionais, Pedro Pinto, prestou hoje, 26 de janeiro, na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona, provas de Doutoramento, tendo sido aprovado com distinção e louvor.

A tese de Doutoramento em Educação Física e Desporto, na especialidade de Didática da Educação Física e Desporto, intitulada “Análise da velocidade na corrida de aproximação na disciplina de salto com vara”, teve como orientador o Dr. Jorge Proença Martins e como coorientador o Professor Doutor Orlando Fernandes, tendo a sua defesa pública sido avaliada pelo júri presidido pelo Professor Doutor Francisco Carreiro da Costa. Constituíram ainda o júri os arguentes Professor Doutor Rafael Martin Acero, professor catedrático da Universidade da Catalunha, e o Professor Doutor Filipe Viana da Conceição, professor auxiliar da Faculdade de Desporto na Universidade do Porto.

A Federação Portuguesa de Atletismo parabenizou o referido técnico.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.