Sábado 27 de Abril de 2024

Exposição no Colégio Militar assinalou centenário da primeira medalha olímpica portuguesa

A exposição “Paris-1924 – Primeira Medalha Olímpica Portuguesa”, no Colégio Militar, em Lisboa, acabou com uma visita guiada de encerramento, que serviu de oportunidade para dar expressão mais desenvolvida ao acervo exposto.

AOP-CentenárioMedalhaOlimpica--25-03-2024

AOP

Compreendendo, na maioria, peças do museu e do arquivo do Colégio Militar e também do arquivo histórico do Comité Olímpico de Portugal, a exposição reuniu numerosas peças emprestadas por particulares, com realce para a medalha e o diploma olímpico de Luís Cardoso de Menezes, cedidos para o efeito por Luís Cardoso de Meneses e Hermano Meneses, netos do cavaleiro que integrou a equipa medalhada há cem anos.

A iniciativa da exposição partiu da Academia Olímpica de Portugal, com o objetivo de assinalar o centenário da conquista da primeira medalha por atletas portugueses em Jogos Olímpicos, galardão relativo ao terceiro lugar no concurso de saltos por equipas (também chamado Prémio das Nações) da equipa de hipismo constituída por Aníbal Borges de Almeida, Hélder de Sousa Martins, José Mouzinho de Albuquerque e Luís Cardoso de Menezes.

Dois cavaleiros civis (Borges de Almeida e Cardoso de Menezes) e dois militares (Sousa Martins e Mouzinho de Albuquerque), liderados pelo coronel Manuel Latino, que à época integrava a Comissão Executiva do COP. Manuel Latino foi, de resto, quem recebeu as quatro medalhas das mãos do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Pierre de Coubertin, para depois as distribuir pelo quarteto de cavaleiros.

A entrega das medalhas teve lugar no Estádio de Colombes (Estádio Olímpico de Paris), junto ao palanque montado para a cerimónia protocolar de entrega de medalhas e ficou registada em fotografia que na atualidade constitui parcela relevante da memória olímpica portuguesa.

A imagem esteve igualmente patente na exposição, não apenas no circuito da visita, mas também no cartaz da exposição e em painel cedido pelo Colégio Militar, traduzindo um momento que nos momentos precedentes tinha ficado marcado por um problema diplomático resultante da falta da bandeira portuguesa. A situação tinha provocado o atraso da cerimónia, dado que os membros da delegação de Portugal não aceitaram participar na entrega das medalhas enquanto não houvesse bandeira portuguesa pronta, como sucedia com as restantes delegações.

Para além do núcleo centrado na medalha de 1924, a exposição desenvolvia-se depois com referência às diferentes edições dos Jogos Olímpicos em que atletas portugueses conquistaram as restantes 27 medalhas alcançadas até ao presente, as últimas das quais nos Jogos de Tóquio-2020 (em 2021).

Em complemento do acervo exposto esteve em projeção permanente um excerto do filme oficial dos Jogos da VIII Olimpíada (Paris-1924), na parte correspondente ao concurso de saltos que constituía razão de ser da exposição.

A mostra contou com a colaboração do Colégio Militar (logística e acervo), do Comité Olímpico Internacional e do Comité Olímpico de Portugal, além dos vários particulares que emprestaram peças.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.