João Almeida venceu, este domingo, a Volta à Romandia e voltou a escrever mais um capítulo na história do ciclismo português.
Menos de um mês do triunfo no País Basco, o corredor da UAE Team Emirates – XRG conquistou nova competição do World Tour, a segunda de forma consecutiva e a terceira da carreira.
Depois de ter andado durante toda a semana nos lugares cimeiros da classificação geral, João Almeida confirmou a candidatura à vitória final na geral na etapa rainha de sábado, na qual terminou em segundo, ao lado de Lenny Martínez (Bahrain-Victorious).
Apesar de não ter vencido a etapa, subiu ao terceiro lugar da geral, a apenas três segundos de Martínez, e aumentou as hipóteses de confirmar o triunfo final esta tarde, no contrarrelógio de Genebra. O que sucedeu.
Num esforço individual em que Remco Evenepoel (Soudal-Quick-Step) foi o mais forte, a João Almeida bastou ser o segundo classificado para conquistar a Camisola Amarela no final da competição, com 26 segundos de vantagem face a Lenny Martínez e 41 para o colega Jay Vine.
Após o triunfo, João Almeida referiu que “estou muito feliz, porque o objetivo era ganhar a corrida, ainda que não tenha ganhado nenhuma etapa, mas estive sempre na frente, isso é que interessa. Obrigado à equipa, porque fizeram um grande trabalho”.
O alemão Ben Zwilhoff (Red Bul-Bora-Hansgrohe) venceu o prémio da montanha; o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) foi considerado o mais competitivo; o australiano Jay Vine (UAE Team Emirates XRG venceu nos sprints e o prémio do mais jovem foi atribuído ao francês Lenny Martinez (Bahrain Victorius).
Lucas Lopes foi o grande vencedor da Volta a Portugal do Futuro
Lucas Lopes conquistou, este domingo, a 32ª Volta a Portugal do Futuro, corrida que começou na quinta-feira e terminou esta tarde, na Praia do Pedrógão.
Camisola Amarela desde o segundo dia, ao corredor da Rádio Popular-Paredes-Boavista bastou chegar à meta, nesta quarta e última etapa, na 26ª posição, a dez segundos da liderança, para confirmar o triunfo final e suceder a Luca Bagnara, campeão da edição do ano passado.
Na ligação de 153,5 kms, entre Ansião e a Praia do Pedrógão, foi Oscar Fuentes, da Cortizo, o mais forte: o espanhol terminou a corrida com cinco segundos de vantagem face a Alvaro Navas (Óbidos Cycling Team) e João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista), os outros dois homens do pódio.
Na classificação geral, Lucas Lopes terminou como líder. Diogo Pinto (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) foi segundo, a 49 segundos do primeiro classificado, e Tiago Santos (Anicolor-Tien 21) foi o terceiro, a um minuto e dois segundos.
Além da Camisola Amarela, Lucas Lopes conquistou ainda a Camisola Azul, do prémio montanha. João Martins venceu a classificação por pontos e Tiago Santos foi o vencedor na Juventude.
Nas equipas, foi a formação da Cortizo a receber o principal troféu.