Marcos Freitas garantiu a qualificação para a ronda de 32 do Campeonato do Mundo de Ténis de Mesa, em Doha (Qatar), com uma vitória sobre o egípcio Omar Assar (4-3).
Atual 98º do ranking, Marcos esteve em desvantagem em duas situações, mas dominou Assar (27º) e concretizou o triunfo em sete partidas (6-11, 11-8, 10-12, 11-3, 11-8, 8-11, 12-10), jogador que chegou a ter de enfrentar um “match point”, mas ultrapassou-o e ganhou na primeira oportunidade de que dispôs.
O adversário na ronda de 32 será o chinês Jingkun Liang (5º), que na ronda de 64 eliminou João Geraldo (125º) em cinco partidas. O jogador português ainda entrou a vencer por 11-5, mas Liang respondeu e encadeou quatro triunfos decisivos, por 11-7, 11-3, 11-8, 11-8, assegurando a qualificação.
Marcos Freitas não escondeu a felicidade por ter vencido a ronda de 64 do Mundial, tendo referido que “estou muito satisfeito com esta vitória, porque difícil, contra um jogador muito experiente, o Omar Assar do Egito, um jogador com muita experiência, com um grande nível internacional. Foi uma vitória muito sofrida, por 4-3, num jogo em que ele teve dois match point e em que eu consegui dar a volta na reta final e por isso estou muito satisfeito com a minha performance. Foi um jogo muito físico, muito desgastante, e acabei por ser vencedor e sair muito feliz desta partida.”
O internacional português falou da próxima ronda, que “será com o Liang Jingkun, número 5 no Campeonato do Mundo, um grande jogador, com quem já joguei antes e vou tentar preparar bem o jogo e dar o máximo e tentar passar mais esta ronda neste Campeonato do Mundo“.
No quadro feminino, Jieni Shao (59ª) tem encontro agendado com a japonesa Satsuki Odo (8ª), na ronda de 64, nesta terça-feira.