Quarta-feira 21 de Maio de 2025

Roberto Martinez selecionou 27 jogadores para a Liga das Nações

O selecionador nacional, Roberto Martínez divulgou, na Cidade do Futebol, a lista de convocados para a fase final da Liga das Nações, a disputar na Alemanha, recordando-se que Portugal joga as meias-finais, frente à Alemanha, no dia 4 de junho (20h), em Munique. 

FPF-LigaNaçoes-Seleçao-20-05-2025

FPF

A final e o jogo de atribuição do 3º e 4º lugares jogam-se no mesmo dia 8 de junho, respetivamente, em Munique e Estugarda.

Portugal terminou em primeiro lugar no Grupo A1, onde teve um registo invicto (quatro vitórias e dois empates), tendo eliminado no play-off a Dinamarca.

Os jogadores escolhidos são:

Guarda-redes - Diogo Costa (FC Porto), Rui Silva (Sporting) e José Sá (Wolverhampton)

Defesas - Diogo Dalot (Manchester United), Nélson Semedo (Wolverhampton), Nuno Mendes (PSG), Nuno Tavares (Lazio), Gonçalo Inácio (Sporting), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica); Renato Veiga (Juventus);

Médios - João Palhinha (Bayern Munique), Rúben Neves (Al Hilal), João Neves (PSG), Vitinha (PSG), Bruno Fernandes (Manchester United), Pedro Gonçalves (Sporting), Bernardo Silva (Manchester City), João Félix (Milan);

Avançados - Francisco Trincão (Sporting), Francisco Conceição (Juventus), Pedro Neto (Chelsea FC), Rodrigo Mora (FC Porto), Rafael Leão (Milan), Diogo Jota (Liverpool), Gonçalo Ramos (PSG) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr).

Na antevisão feita no site da FPF, o selecionador nacional fez a antevisão do final-four da Liga das Nações, tendo referido que “temos muitos jogos pela frente, há a final da Liga dos Campeões, muitas equipas têm ainda dois jogos e estamos à espera do número final da UEFA para a final four. Já fizemos isto noutros estágios, com 27 podemos trabalhar individualmente e ter a melhor seleção para irmos à Alemanha”.

Acrescentou que “Mora é um jogador especial. Gostava de falar do percurso dele, vi-o jogar pela seleção de sub-17, foi um impacto muito positivo. Depois do que fez pela primeira equipa do FC Porto, que foi de alto nível, o que fez nos últimos seis meses merece entrar na Seleção. É um jogador que pode fazer a diferença no último terço, tem 18 anos, é novo. Sorrio quando falo do Rodrigo Mora porque acho que vai marcar uma era no futebol português. O Cancelo e o Tomás Araújo ficam fora por decisão médica, Diogo entra, mas vamos acompanhá-lo nos próximos dias.

Referiu ainda que “avaliamos todos os jogadores de forma individual. Quinta-feira teremos a lista do Rui Jorge [convocatória para o Europeu de Sub-21], mas trabalhamos juntos e isso faz parte do percurso de todos os jogadores.

Acentuou que “os rivais são as melhores seleções da Europa, é aqui que queremos estar e continuar. O trabalho é tentar ganhar e utilizar a prova para preparar a fase de apuramento para o Mundial. Será a mais curta da história, apenas três meses. Se olharmos aos adversários da final-four… acima disto não há mais nada. Confiança do presidente? Já respondi que o foco é o Mundial de 2026, estar na final-four é onde queremos estar, um país de 10 milhões estar a jogar com a França, a Espanha. O resto é ruído, o foco é o Mundial”.

“Adversários do nível de Alemanha, Espanha, França são únicos, não vai acontecer até à fase final do Mundial. Precisamos de melhorar tudo, individual e coletivamente. É um tempo de ouro para nós. Os golos e vitórias são os melhores da última década, mas é preciso um contexto. Ter um adversário como a a Alemanha é uma oportunidade perfeita para preparar a qualificação para o Mundial”.

“Há jogadores em várias posições, todos têm valências e papéis diferentes. No caso do Quenda, está a crescer muito, temos o Pedro Neto e o Francisco Conceição. O Mora terminou a época de forma espetacular, o seu treinador confia muito nele, que merece continuar a crescer num espaço de seleção. O importante para o selecionador é ter um processo profissional e tentar o melhor para os jogadores e para a seleção”.

FPF-LigaNaçoes-Seleçao-F-20-05-2025

FPF

Francisco Neto revelou as 25 eleitas escolhidas para a Liga das Nações

O selecionador nacional Francisco Neto divulgou as 25 jogadoras convocadas para os restantes jogos da seleção feminina, frente a Inglaterra e Bélgica, das quinta e sexta jornadas do Grupo A3 da Liga das Nações.

Portugal jogará primeiro no Estádio de Wembley, em Londres, dia 30 de maio, às 19h45, rumando depois ao Funchal, na Madeira, onde a 3 de junho defrontará as belgas, às 18h00, no Estádio do Marítimo.

A concentração da comitiva nacional está marcada para a manhã do próximo sábado (24 de maio), na Cidade do Futebol, onde se deverão apresentar:

Guarda-redes: Inês Pereira (D. Corunha), Patrícia Morais (Braga) e Sierra Cota-Yarde (Toronto).

Defesas: Ana Seiça (Tigres), Ana Borges (Sporting), Bárbara Lopes (Torreense), Carolina Correia (Torreense), Diana Gomes (Sevilha), Catarina Amado (Benfica), Carole Costa (Benfica).

Médios: Andreia Jacinto (Real Sociedad), Andreia Faria (Benfica), Andreia Norton (Benfica), Beatriz Fonseca (Sporting), Dolores Silva (Braga), Tatiana Pinto (At. Madrid), Fátima Pinto (Sporting), Samara Lino (SCU Torrense).

Avançadas: Ana Dias (Tigres), Ana Capeta (Sporting), Carolina Mendes (Racing Power), Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Gothan), Stephanie Ribeiro (Pumas), Telma Encarnação (Sporting CP).

Após o anúncio das escolhidas, Francisco Neto revelou que “concluída oficialmente a época e depois da análise que fizemos, estas são as atletas que nos parecem que podem ajudar-nos a concretizar os objetivos nesta dupla jornada As convocatórias não são fechadas, estamos sempre atentos e depois de muitos jogos analisados e da avaliação feita, chegámos a esta lista.”

Adiantou que “as lesões fazem parte do trajeto. Enquanto Equipa Técnica não gostamos de ter jogadoras impossibilitadas por lesão. A Jéssica passou por um período mais complicado, até com algumas incertezas, mas agora está a treinar normalmente com a equipa e viajou com o Gotham para jogar as meias-finais da Concacaf. Está disponível e faz sentido tê-la connosco. É experiente e aporta coisas boas ao nosso jogo dentro da nossa ideia coletiva.”

Sobre as novas caras, o selecionador referiu que “as jogadoras têm vindo a demonstrar durante a época bons indicadores. A Carolina e a Samara, as estreantes, têm dado indicadores muito positivos. Cabe-nos dar confiança e oportunidade e elas terão de procurar dar seguimento em espaço de seleção ao que têm feito no clube”.

Jogos decisivos? “propusemo-nos sempre em cada jogo procurar somar os nossos pontos. O objetivo, como tem sido hábito, é chegar ao último jogo a depender só de nós. Aconteça o que acontecer em Inglaterra, é esse contexto que nos espera quando defrontarmos a Bélgica na derradeira jornada. Mas o que queremos no imediato no jogo em Wembley é voltar a fazer crescer a equipa, recuperar fisicamente e, depois sim, olhar para o jogo com a Bélgica. Não vale a pena estar a pensar nesse jogo sem achar que não temos de competir ao mais alto nível com a Inglaterra. Quem defende esta instituição e este país tem essa responsabilidade”.

Kika Nazareth, recupera a tempo? “o processo de recuperação, quando as lesões são longas, tem sempre altos e baixos. A informação que temos é de que há uma evolução positiva e que está dentro dos prazos expectáveis. No entanto, só em cima da fase final do Europeu saberemos se podemos contar com ela. Será apertado, como ela disse não está descartado, e temos esperança de que haja uma boa surpresa”.

 

 

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.