O Comité Olímpico de Portugal (COP), de acordo com a informação veiculada no site oficial, congratula-se pela confirmação da nomeação de quatro portugueses para integrarem as Comissões dos Comités Olímpicos Europeus (COE) no quadriénio 2025–2029, naquela que é a maior representação nacional de sempre na organização.
A designação de Catarina Monteiro, Pedro Farromba e Tiago Brandão Rodrigues foi formalizada na passada semana, reforçando a presença portuguesa em órgãos-chave do movimento olímpico europeu, no qual José Manuel Araújo, antigo Secretário-Geral do COP, foi também reconduzido na presidência de uma comissão, desta vez a Comissão de Cultura e Educação.
Esta conquista cumpre um dos compromissos centrais do Programa Eleitoral da equipa liderada por Fernando Gomes, presidente do COP: aumentar a influência de Portugal nos principais organismos globais, como o COI e os COE, através do desenvolvimento de líderes portugueses e da capacitação de dirigentes para posições de destaque.
“Sempre dissemos que queremos que o COP seja não só um reflexo do talento nacional, mas também um protagonista nas decisões internacionais que moldam o desporto mundial. É, por isso, uma honra contar com quatro representantes em comissões estratégicas do COE e um reconhecimento do talento e da experiência que Portugal aporta ao olimpismo europeu”, afirmou Fernando Gomes.
Catarina Monteiro, membro do Departamento de Missões e Preparação Olímpica, foi reeleita para a Comissão do Festival Olímpico da Juventude Europeia, assegurando a continuidade de um trabalho que aproxima a formação desportiva juvenil ao alto rendimento.
Pedro Farromba, membro da Comissão Executiva do COP, integrará a Comissão de Marketing, colocando ao serviço dos COE a sua experiência nesta área. O mesmo que fará Tiago Brandão Rodrigues, ex-Ministro da Educação e atual presidente do Conselho de Ética do COP, que assume agora um papel fundamental na Comissão de União Europeia e Relações Internacionais do COE.
José Manuel Araújo, além de presidir à Comissão de Cultura e Educação, permanece ainda como membro do Comité Executivo dos Comités Olímpicos Europeus.