O Sporting conquistou mais dois títulos nacionais (masculino e feminino) ao ganharem os 41ºs Campeonatos Nacionais de Sub-23 de Atletismo, tanto no setor masculino como no feminino, competições que tiveram lugar no Estádio Municipal de Coimbra.
Na competição masculina, o Sporting venceu ao somar 196 pontos, com a Juventude Vidigalense (Leiria), com 148 pontos (segunda), enquanto o Benfica assegurou o terceiro lugar, somando 135 pontos.
O Sporting venceu igualmente a competição masculina, com um total de 223 pontos, à frente da Juventude Vidigalense (Leiria), com 126 pontos, e do Benfica (3º com um total de 118 pontos).
Destaques para a sportinguista Sofia Lavreshina que revalidou o título de campeã nacional dos 400 metros barreiras, ao registar 58,99 segundos, recordando-se que, no dia anterior, a atleta havia revalidado o título nos 400 metros planos. Na segunda posição classificou-se Cristina Neves (Marítimo), com 61,74 segundos, enquanto Joana Gameiro, da Juventude Vidigalense, ocupou o lugar seguinte, com o registo de 62,60 segundos.
Para Domingos Castro, presidente da FPA, “estes jovens são o futuro da nossa seleção nacional. Os atletas sub-23 são, à partida, aqueles que se encontram melhor posicionados para assegurar a renovação da nossa seleção. Não podemos, contudo, esquecer os mais jovens, muitos deles já com um nível internacional de excelência. Por tudo isto, sinto-me verdadeiramente feliz por ter presenciado, ao longo deste fim de semana, uma moldura humana extraordinária.
Ontem, tive a oportunidade de assistir a uma família inteira a acompanhar um atleta, com a presença da namorada, dos irmãos, dos pais e dos avós – um entusiasmo contagiante. É precisamente este o espírito de que a modalidade necessita: entusiasmo e apoio.
Gostaria ainda de sublinhar que a FPA está fortemente empenhada na aposta nos nossos jovens. O que presenciámos este fim de semana em Coimbra demonstra que vale a pena investir neles, pois estão a alcançar resultados de excelência”.
Jacob), com 39,51 metros. No lançamento do peso, o triunfo pertenceu a Mariana Camara (Sporting CP), com 13,43 metros, à frente de Shakina Andrade (Benfica), com 12,08 m, e Lafaete Saraiva (Sporting), com 11,92 metros, mas como estas duas últimas atletas são estrangeiras, subiram ao pódio as atletas Eliany Monteverde (Benfica), que lançou a 11,13 metros, e Vera Goucha (Vidigalense), que alcançou os 11,03 metros.
No final dos campeonatos, seguiu-se uma homenagem de agradecimento, promovida pela Federação Portuguesa de Atletismo, a Carlos Lopes, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, e ao Dr. Joaquim Reis, presidente da Associação Académica de Coimbra, pelo seu contributo e apoio ao desenvolvimento do atletismo nacional.