Derrotado por Mathieu Van der Poel no segundo dia, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates-XRG) vingou-se do holandês voador em Rouen, no final da quarta etapa do Tour de France 2025, realizada esta terça-feira entre Amiens Metropole e Ruão.
O campeão mundial esloveno atacou nas encostas mais íngremes da final e, por fim, aproveitou ao máximo a sua força para conquistar a 100ª vitória profissional (18ª etapa no Tour). Também é o primeiro campeão mundial de estrada em título a conquistar a vitória na corrida desde Julian Alaphilippe no início do Tour 2021.
Com os bónus de tempo, Pogacar está empatado em tempo com Van der Poel na classificação geral, mas a estrela da Oranje mantém a Maillot Jaune devido à adição de vagas nas quatro primeiras etapas do Tour 2025 (54 contra 92).
Após um início difícil no Tour, Lenny Martinez (Bahrain Victorious) atacou assim que o pelotão passou do km 0. Foi imediatamente seguido por Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility). Thomas Gachignard (Total Energies) juntou-se a eles no km 5. E Kasper Asgreen (EF Education-EasyPost) abriu caminho para uma fuga de quatro homens no km 19.
No pelotão, os companheiros de equipe de Mathieu Van der Poel – e especialmente Silvan Dillier – controlaram a diferença. O vento de cauda impulsiona os atacantes a 46,2 km/h nas primeiras duas horas, mas a vantagem nunca passa de 2’10” (km 49).
A intensidade aumentou no pelotão à medida que se aproximavam dos desafios decisivos do dia. Asgreen lidera no topo da Côte Jacques Anquetil (categoria 4, km 128,2) e o pelotão fica a 1,10 m do cume.
A diferença cai para 20’ após o sprint intermediário, onde Jonathan Milan (Lidl-Trek) demonstra sua força. Martinez ultrapassa seus companheiros de fuga e assume a liderança no cume da Côte de Belbeuf (categoria 3, km 146,6).
É alcançado no sopé da Côte de Bonsecours (categoria 4, cume no km 154,4), acompanhado por Tim Wellens (Equipe Emirates-XRG dos Emirados Árabes Unidos). O belga também liderou o pelotão na Côte de la Grand’Mare (categoria 4, km 162,1), antes da Visma-Lease a Bike assumir o comando em direção à Rampe Saint-Hilaire, com declives acima de 10%.
A equipe Emirates-XRG dos Emirados Árabes Unidos impôs um ritmo brutal com João Almeida. Tadej Pogacar acelerou a 300 metros do cume, faltando 5,5 km para o final. Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) é o único que consegue acompanhar. Mas outros oito ciclistas retornam à descida rumo à chegada em subida.
João Almeida comandou para Pogacar, Van der Poel abriu o sprint… Mas não conseguiu resistir à aceleração de Pogacar nos metros finais para conquistar a 18ª vitória de etapa no Tour.
Jonas Vingegaard completa o pódio da etapa e a classificação geral, 8 segundos atrás da dupla líder, com Van der Poel mantendo a Maillot Jaune devido às suas melhores posições nas primeiras etapas (total: 54 contra 92).
João Almeida foi 6º, com o mesmo tempo do vencedor (3h50m29s), subindo ao 8º lugar da geral, a 55 segundos. Nelson Oliveira foi 74º, a 4m14s, estando agora na 74ª posição da geral, a 12m568s.
Nesta quarta-feira, corre-se a 5ª etapa (Caen-Caen), numa distância de 33 km, um contra-relógio para começar a “afinar” o alinhamento dos mais capazes para chegar ao topo neste ano de 2025, onde João Almeida já se encontra.