Quinta-feira 30 de Agosto de 9792

Ben Healy venceu 6ª etapa do Tour de France com habilidade para chegar à amarela

Ciclismo-TourFrance-Vencedor-10-07-2025

Tour de France

Depois do contrarrelógio da véspera, os 179 ciclistas em competição entraram nesta quinta-feira para “atacar” as seis contagens de montanha – ainda que relativamente pouco relevantes, apesar de serem de 3ª categoria – mas com o intuito de começar a mudar o panorama classificativo.

Daí que muitos ciclistas identificaram a 6ª etapa do Tour de France como a primeira oportunidade para ataques de longa distância – e Ben Healy (EF Education-EasyPost) provou ser o mais habilidoso na corrida iniciada em Bayeux – cidade natal de Kévin Vauquelin – e terminada em

Vire Normandie, após 201,5 km.

Entre os primeiros a atacar, o sempre agressivo irlandês sobreviveu a uma batalha acirrada pela fuga e acabou superando seus companheiros a 42 quilómetros do fim, conquistando a 15ª vitória da Irlanda numa etapa do Tour, a primeira desde o triunfo de Sam Bennett na Champs-Élysées em 2020.

Os 3.550 metros de ganho de elevação a serem superados a caminho, fazem da 6ª etapa do Tour 2025 “a etapa plana mais desafiadora da história recente do Tour”, segundo o diretor Christian Prudhomme.

Este terreno inspirou os atacantes, principalmente porque Tadej Pogacar (UAE Team Emirates-XRG) deu a entender que a Maillot Jaune poderia estar disponível se a fuga certa se formasse hoje.

Mas primeiro, Jonathan Milan, do Lidl-Trek, e Biniam Girmay, do Intermarché-Wanty, controlaram o pelotão rumo ao sprint intermediário inicial em Villers-Bocage (km 22,2). A potência italiana é a primeira a cruzar a linha de chegada, à frente de Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck), enquanto Quinn Simmons (Lidl-Trek) e Ben Healy (EF Education-EasyPost) entram na disputa para antecipar a disputa pela fuga.

A dupla partiu logo após o sprint intermediário e uma onda de ataques se seguiram. Pablo Castrillo (Movistar) e Wout Van Aert (Visma-Lease a Bike) assumiram a liderança, mas o ritmo brutal – 49,5 km percorridos na primeira hora – também anulou a tentativa.

Healy e Simmons a insistirem, tanto que fazem parte de um grupo de cinco homens que se destaca no km 57, com Van der Poel ao lado, além de Harold Tejada (XDS Astana) e Will Barta (Movistar). Eddie Dunbar (Jayco AlUla) fecha a diferença no km 69. Ele é rapidamente seguido por Simon Yates (Visma-Lease a Bike) e Michael Storer (Tudor), formando uma fuga de oito homens.

A batalha continua, com mais ciclistas dispostos a destacarem-se do pelotão, incluindo os heróis locais Kévin Vauquelin e Guillaume Martin-Guyonnet (Groupama-FDJ, vindo de Sainte-Honorine-la-Chardonne, no km 74,8). A calma finalmente retornou depois que Mathieu Burgaudeau (Total Energies) é alcançado pelo pelotão no km 95.

A equipe Emirates-XRG dos Emirados Árabes Unidos controlou o pelotão e a diferença aumenta gradualmente: 1’15” na metade da etapa, 2’25” com 70 quilômetros para o fim, 3 minutos no topo da Côte de Mortain Cote 314 (63,5 km para o fim)… Van der Poel lidera a classificação geral virtual, estando apenas 1’26” atrás no início da etapa.

Ciclismo-TourFrance-Touro-10-07-2025

Tour de France

O sempre agressivo Healy acelera a 42,5 km do fim. No final da penúltima subida do dia, a Côte de Saint-Michel-de-Montjoie de categoria 3, a diferença é de 120 cm. No topo (27,2 km restantes), Simmons e Storer estão 120 cm atrás, enquanto os demais perseguidores estão 38 cm mais atrás.

Healy nunca olha para trás e abre grandes distâncias para conquistar a primeira vitória numa etapa do Tour, a 15ª da Irlanda (a primeira foi de Seamus Elliott em 1963, a última de Sam Bennett em 2020).

Simmons terminou em 2º (+2’44”) à frente de Storer (+2’51”), enquanto Van der Poel termina com uma vantagem de 3’58”. Com Pogacar liderando o grupo da classificação geral na linha de chegada, 5’27” atrás de Healy, Van der Poel vence a Maillot Jaune por apenas 1 segundo!

Quanto aos portugueses, João Almeida completou a etapa no 23º lugar, a 5m32s do vencedor, com Nelson Oliveira a chegar no 68º, a 9 minutos.

Na classificação geral, Almeida manteve-se na 7ª posição, agora a 1m59s enquanto Nelson Oliveira subiu oito lugares (54º, a 17.53.)

Esta sexta-feira, os ciclistas cumprem a 7ª etapa, entre Saint-Malo e Mur-de-Bretagne Guerlédan, numa distância de 197 km.

 

© 9793 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.