Na jornada da tarde do segundo dia (ontem, sexta-feira) dos campeonatos europeus Sub-23, em Bergen (Noruega), não foi benéfica para os portugueses e o acesso às finais ficou “barrado”, especialmente para Melissa Sereno e Diogo Barrigana, os primeiros não apurados nas provas de barreiras, 100 e 400 metros, respetivamente, por centésimos.
Melissa Sereno, nas meias-finais dos 100 metros barreiras, alinhou na última das séries, não fez a melhor partida e terminou no terceiro lugar (fora da qualificação direta para a final, as duas primeiras) e acabou com 13,27 segundos (v: -1,2 m/s). Feito o alinhamento de todas as séries, a portuguesa foi a primeira das não apuradas para a final, por um escasso centésimo.
Pouco depois, também Francisco Marques não fez melhor, partiu mal, e terminou em sétimo na sua meia-final, com 14,31 segundos (v: -1,1 m/s), não conseguindo o acesso à final.
O mesmo sucedeu com Sofia Lavreshina, que foi quinta na meia-final, com 57,73 segundos, ficando fora do apuramento direto para a final e ainda na repescagem por tempos.
Diogo Barrigana ainda foi terceiro classificado na meia-final, terminou com 49,69 segundos (a sua segunda melhor marca de sempre), mas não conseguiu o apuramento direto. Esperou pelas outras meias-finais e, quando tudo acabou, era o primeiro dos não apurados, por 9 centésimos!
Fechou a jornada a meio-fundista Ana Marinho, que participou na final direta dos 10000 metros. Na sua segunda corrida na distância, a portuguesa terminou em nono lugar (a um lugar de finalista), com 34.02,20, muito perto do seu recorde pessoal (34.00,99).
A jornada de amanhã, sábado, tem nove portugueses em ação, três deles em finais: João Fernandes, no lançamento do dardo, às 16h05 (hora portuguesa); João Pedro Santos, nos 1500 metros, às 16h45; e Duarte Santos, nos 5000 metros, às 17h30.
Antes, na jornada da manhã, Gabriel Maia tem a meia-final dos 200 metros (09h48, se passar à final corre-a às 19h40), e os restantes têm a primeira ronda de qualificação: Raquel Gomes tem a qualificação do lançamento do disco (10h50), Tiago Pereira a qualificação do triplo-salto (12h05) e os meio-fundistas têm as meias-finais dos 3000 metros obstáculos às 11h50 (Diogo Ávila e Leandro Monteiro) e às 12h07 (Lourenço Rodrigues).
Gabriel Maia foi o primeiro a entrar em ação, alinhando na quarta eliminatória dos 200 metros, uma das que enfrentaram forte vento contra (-2,7 m/s), terminando em quarto lugar, com 21,20 segundo. O apuramento direto não foi conseguido, mas o apuramento por marca aí estava.
No final da sua terceira corrida em menos de 24 horas (contam eliminatória e meia-final no dia de ontem, nos 100 metros), Gabriel Maia estava satisfeito. A meia-final dos 200 metros será amanhã (dia 19), a partir das 09h40 (hora portuguesa).
Lurdes Oliveira (24,08 segundos como melhor esta época) não conseguiu chegar à meia-final, sendo sétima classificada na terceira eliminatória, com 24,69 segundos (v: -2,2 m/s). A atleta não partiu mal, mas na reta da meta parecia que estava a correr contra uma parede”, ainda conseguiu dizer, na zona mista, onde demorou muito tempo a recuperar.
Nas meias-finais dos 3000 metros obstáculos, as duas portuguesas presentes não conseguiram chegar às meias-finais. Petra Santos, incluída na primeira corrida, não conseguiu acompanhar o ritmo das atletas da frente e apenas conseguiu surgir mais à vontade na última volta, para terminar em 10º lugar com a marca de 10.11,92.
Beatriz Rios, depois das primeiras voltas em que acompanhou o grupo da frente, embora a correr nas pistas de fora, foi perdendo lugares e terminou na 12ª posição, com 10.46,43.
O mesmo destino foi escrito para as atletas portuguesas nos 1500 metros, que não conseguiram o acesso à final. A melhor foi Rita Figueiredo, que na última das meias-finais foi 9ª classificada, com um recorde pessoal (4.17,09). Recorde pessoal também para Marta Castro, na segunda das meias-finais, com a marca de 4.18,52, terminando em oitavo lugar. Sem recorde pessoal ficou Maria Miguel Avelino, 11ª na primeira das meias-finais, completando a prova em 4.27,25.
Nos 800 metros masculinos, David Garcia estava na última das meias-finais. As duas primeiras foram muito rápidas e na última o ritmo foi mais lento, a pensar na qualificação direta (dois primeiros). À entrada da reta da meta David Garcia estava bem colocado, mas não conseguiu acompanhar a velocidade dos primeiros, terminando em sexto lugar, com 1.47,82.