A seleção nacional de Sub-17 masculina sagrou-se bicampeã da Europa de Hóquei em Patins, após derrotar a Espanha na decisão através das grandes penalidades.
Com o tempo regulamentar a terminar empatado a duas bolas, as defesas de João Antunes e o penálti convertido por Duarte Ferreira possibilitaram a conquista do título a Portugal.
Os espanhóis entraram com maior ascendente em campo e a conseguir criar perigo na área lusa, enquanto Portugal tentava sair em transição. Foi valendo a exibição do guarda-redes João Antunes que conseguiu segurar o nulo até ao nono minuto, momento em que Espanha logrou inaugurar o marcador (1-0).
O conjunto das quinas reagiu e, três minutos depois, Afonso Carreais devolveu o empate ao marcador ao converter o livre direto assinalado por falta sobre o Diogo Abreu (1-1), resultado com que as equipas foram para o balneário.
No segundo tempo Portugal entrou melhor e determinado em dar a volta ao resultado, o que aconteceu com oito minutos no relógio: Vasco Moreira recuperou a bola ainda atrás do meio rinque e seguiu isolado para a baliza espanhola para fazer o 1-2, de «picadinha».
Os espanhóis reagiram e voltaram a empatar a partida a oito minutos do fim. A partir daqui ambas as equipas criaram várias oportunidades, no entanto sem conseguir finalizar.
No prolongamento o empate persistiu e a decisão foi para as grandes penalidades onde Portugal foi mais eficaz: o guardião João Antunes defendeu todas as tentativas dos espanhóis e Duarte Ferreira marcou do lado luso.
Para o selecionador nacional, Hugo Azevedo, “estamos muito satisfeitos. Estou sinceramente muito orgulhoso deste grupo que cresceu muito e foi capaz de maturar muito depressa em muito pouco tempo. E a verdade é que hoje demonstrou que é um grupo com qualidade e com muita personalidade.
Temos noção que vencermos nos penáltis é preciso ter alguma felicidade, mas também temos noção que isto é trabalho, que temos sem dúvida nenhuma um guarda-redes excecional e acima do nível e estamos, claro, muito satisfeitos por revalidar este título.
Vamos desfrutar e festejar, que é isso que pede agora e vamos já pensar no futuro. Assim que terminarem estes festejos, vamos já tentar pensar no próximo europeu porque queremos manter-nos no topo da Europa”.
Na competição feminina, a seleção nacional de Sub-17 Femininos terminou a participação no Campeonato da Europa com uma vitória por 3-0, frente à Inglaterra.
Ao intervalo, Portugal vencia 1-0, com golo apontado por Luísa Araújo. Na segunda parte, Francisca Casaca ampliou para o 2-0 e, a três minutos do apito, Luísa Araújo bisou com o 3-0 final. O conjunto das quinas termina assim o Campeonato da Europa no quinto lugar.