Nesta quarta-feira, Portugal conquistou mais dez medalhas nas competições das modalidades de Atletismo e Xadrez, colocando-se no top dos XII Jogos Desportivos da CPLP, que decorrem em Timor-Leste.
No atletismo, foram oito subidas ao pódio. Samuel Amaro sagrou-se campeão no salto em comprimento com 6,68 metros. Nos 200 metros, Tiago Santos conquistou o ouro (21,77s) e Tiago Almeida a prata (21,89s). Do lado feminino, Maria Carvalho foi prata (25,26s) e Leonor Freitas bronze (25,81s). Luana Monteiro arrecadou a prata nos 1500 metros (4:45.78), Guilherme Gavina foi ouro no lançamento do peso (14,11m), e a estafeta mista 4×100 metros – composta por Tiago Almeida, Tiago Santos, Laura Agostinho e Leonor Freitas – conquistou também o ouro, com o tempo de 45,14s.
Com estas conquistas, Tiago Almeida e Laura Agostinho encerraram a sua participação com três medalhas de ouro cada. O Atletismo fecha a competição com 17 medalhas, com todos os atletas medalhados.
No xadrez, Matviy Faryma e Sofia Valente venceram as provas semi-rápidas e garantiram a medalha de ouro. Ambos somaram ainda mais um ponto na competição de clássicas, onde mantêm o registo 100% vitorioso.
No voleibol de praia, Portugal garantiu presença em todas as finais. Tito Oliveira e Filipe Neto bateram a dupla moçambicana por 21-11 e 21-14 e estão na final masculina frente a Cabo Verde. Matilde Silva e Inês Silva venceram Cabo Verde por 21-12 e 21-18 e vão disputar o ouro frente a Timor-Leste. Em pares mistos, Matilde e Filipe derrotaram Cabo Verde por 21-14 e 21-10 e vão também enfrentar Timor na final.
No basquetebol 3×3, a equipa feminina (Lara Gomes, Inês Leitão, Mariana Matos e Rita Nunes) venceu Cabo Verde por 12-9. A equipa masculina (Salvador Carvalho, Pedro Timóteo, Harrison Harding e Gustavo Freitas) perdeu frente a Angola, por 21-14.
O ténis português continua a somar triunfos. Beatriz Angélico venceu a atleta angolana por duplo 6-0, António Rodrigues bateu o oponente moçambicano por 6-2 e 6-0, e em pares mistos, Sofia Silva e António Rodrigues superaram a dupla de Moçambique por 6-2 e 6-4. Algumas finais ainda não estão decididas, face a ajustes regulamentares em curso.
Esta quinta-feira marca a estreia do karaté nos Jogos da CPLP. Haverá ainda finais de voleibol de praia e ténis, além de mais ação no futebol, no xadrez e no basquetebol 3×3.
No final da participação portuguesa nos XII Jogos Desportivos da CPLP, que decorreram em Timor-Leste, o Professor Alcino Pereira, “Team Manager” da comitiva nacional, fez um balanço muito positivo da presença lusa na competição.
“Em termos competitivos, o balanço é muito positivo, pois alcançámos 11 medalhas de ouro, 5 de prata e 1 de bronze, num total de 17 medalhas, o que nos permitiu conquistar o primeiro lugar na classificação coletiva. No entanto, gostaria de sublinhar que o mais importante desta participação é, sem dúvida, a experiência proporcionada a estes jovens.
Estar num país longínquo, visitar e conviver com uma antiga colónia portuguesa, conhecer os seus costumes e constatar que, mesmo tão longe de Portugal, do outro lado do mundo, se fala português… é algo verdadeiramente marcante. Esta será certamente uma experiência que não irão esquecer.”
Alcino Pereira fez ainda questão de destacar o acolhimento caloroso sentido pela delegação nacional ao longo de toda a estadia:
“Fomos extraordinariamente bem recebidos por toda a população timorense, que nos acolheu com grande carinho e consideração. A seleção portuguesa sentiu-se verdadeiramente acarinhada, o que contribuiu de forma significativa para que esta experiência fosse ainda mais gratificante. Ficamos profundamente agradecidos por toda a hospitalidade.”