Vencendo pelos mesmos números (3-0), FC Porto, Sporting de Braga e Famalicão assumiram o comando da Liga Betclic, de forma provisória, pelo menos até que o Benfica cumpra receber o Rio Ave (23 de setembro) para acerto do calendário, que foi adiado por motivos de força maior.
No Dragão, nesta segunda-feira, os portistas entraram com o estatuto de “mandões” pese embora o Guimarães tenha pergaminhos de equipa “dura de roer”, como tem demonstrado, pelo que os donos da casa depressa se encaminharam para chegar ao golo.
Pressionando – aproveitando o elan da homenagem a Jorge Costa – a formação liderada pelo técnico Farioli foi criando espaços para que Pepê e Samu pudessem chegar ao golo dentro do mais curto tempo, se bem que a formação vimaranense foi adiando a “violação” da baliza.
Ainda assim (12’), num contra-ataque rápido – aproveitando a perda de bola da equipa vitoriana ainda no meio-campo portista – Pepê rumou pela direita, chegou à grande área primeiro que o defesa azul e branco e rematou para o 1-0, ante a surpresa do guardião visitante, Charles.
Com o “stresse” competitivo a aliviar, o FC Porto manteve a toada, chegou a meter a bola na baliza do Guimarães, mas o golo não foi validado (fora de jogo), situação que não preocupou os portistas, que chegaram ao 2-0 pouco depois (32’), quando Samu respondeu da melhor forma a um passe largo, a meia altura, com o espanhol a salar à vontade e cabecear para golo.
Ainda que tivesse uma dinâmica mais ofensiva, a estatística disse-nos que ambas as equipas fizeram, no primeiro tempo, nove remates, 4-2 para a baliza (vantagem do FCPorto), numa posse de bola de 51/49% para o Vitória.
No segundo tempo, com as substituições normais pelo meio, a metodologia não se modificou muito, ainda que com uma dinâmica mais lenta (o calor também se fez sentir), mas com tempo para (79’) Samu confirmar o “bis” e colocar o resultado em 3-0, num golo em Eustáquio rematou de longe, o guardião vimaranenses defendeu com as pernas (falta de concentração) e Samu fez a recarga para dentro da baliza, com a estatística final a marcar 17-10 remates, dos quais 9-2 para a baliza, para o FC Porto, com o Vitória a manter maior posse de bola (51/49%).
Nos outros jogos, o Sporting de Braga derrotou (3-0), o Famalicão aplicou a mesma medida ao Santa Clara, enquanto o Moreirense venceu o Alverca (2-1), o Nacional perdeu (2-0) em casa ante o Gil Vicente, o Arouca derrotou (3-1) o AVS SAD e o Sporting, que iniciou a ronda nº 1 da Liga Betclic de 2025/2026, foi vencer (2-0) o Casa Pia a Rio Maior.
Na sexta-feira, o AVS SAD recebe o Casa Pia (15h30), enquanto no sábado jogam Tondela-Famalicão (15h30), Guimarães-Estoril (18h) e Estrela da Amadora-Benfica (20h30). Para domingo estão marcados os encontros Rio Ave-Nacional (15h30), Alverca-Sporting Braga e Santa Clara-Moreirense (18h) e Sporting-Arouca (20h30. A ronda dois terminará na segunda-feira com o Gil Vicente-FCPorto (20h15).