A Seleção Nacional (seniores) Feminina, orientada por Hugo Silva, venceu por 3-0 (25-8, 25-16 e 25-18), no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, a congénere da Geórgia, no último jogo da Pool E da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2026.
Com este resultado, Portugal apurou-se, pela segunda vez no seu historial, para a fase final de um Campeonato da Europa, desta feita como uma das cinco seleções melhores segundas classificadas na fase de apuramento.
As seleções portuguesas de seniores masculinos e de Sub-22 femininos estão também apuradas para os respetivos Europeus 2026.
No passado dia 17 de agosto de 2024, Portugal tinha vencido por 3-0 (25-23, 25-18 e 25-21) a Geórgia, em Tbilisi, no jogo inaugural da Pool E do Europeu 2026.
Portugal venceu, sempre pela margem máxima (3-0), os últimos cinco embates com a Geórgia, que ocorreram em 2004 (qualificação para o Europeu 2026), 2019, 2021 e 2023, sendo que os dois últimos foram relativos à European Silver League, competição que as portuguesas venceriam em 2024.
Na fase final do próximo Campeonato da Europa – a disputar de 21 de agosto a 6 de setembro de 2026 -, a Turquia, atual campeã europeia, será anfitriã desde a fase de grupos até aos jogos das medalhas. Brno, na Chéquia, acolherá um grupo e metade dos jogos dos oitavos e quartos de final. Baku, no Azerbaijão, e Gotemburgo, na Suécia, serão as cidades-sede dos restantes dois grupos. Esta será a quarta edição consecutiva do CEV EuroVolley Feminino a decorrer em quatro países, seguindo a reformulação do campeonato continental em 2019.
Após a vitória categórica por 3-0 sobre a Geórgia, o selecionador nacional, Hugo Silva, afirmou que “a chave para o apuramento foi o jogo anterior. O grande momento foi em Espanha, aquele ponto que fizemos e eu diria que até podíamos ter ganhado o jogo se tivéssemos conseguido manter o foco até o fim. Eu acho que aí foi o passo gigante para aquilo que foi este desfecho.”
O técnico destacou a evolução e o potencial da equipa. Todo o trajeto que estas atletas tiveram nos últimos dois, três anos… talvez seja a melhor seleção de sempre. Não só pelo que conseguiram, mas também pelo potencial que têm.”
Questionado sobre as expectativas para o europeu, Hugo Silva manteve a ambição, mas com os pés na terra, tendo afirmado que “não devemos esquecer que temos atletas de 19 anos. Querer fazer melhor do que aquilo que foi o último europeu. Ficámos em último e, portanto, queremos fazer melhor. Acho que isso é sempre um objetivo inicial. Depois é ir sentindo para o ano, vamos ver como é que chegam as jogadoras, como é que vêm dos clubes e, em função disso, vamos ver onde é que podemos esticar aquilo que são os nossos objetivos.”
O selecionador lembrou ainda a importância do trabalho e dedicação das jogadoras, que estão “há três meses” concentradas, o que é algo incomum noutras modalidades. “Nem sempre é possível, mas ainda bem, eu acho que elas merecem este prémio.” [Foto: CMST]
Alice Clemente, a melhor pontuadora do jogo, a par de Margarida Maia e Amanda Cavalcanti, mostrou-se muito feliz com a qualificação, que para ela tem um significado especial, tendo referido que “é muito importante, estou muito feliz. Nós, da última vez que fomos apuradas para o Europeu, eu não tive a oportunidade de ir. Portanto, neste momento, para mim, é uma conquista pessoal e coletiva.”
Na Pool B do EuroVolley, com sede na cidade polaca de Lodz, as portuguesas defrontaram, sucessivamente, a Itália, a Polónia, a Eslovénia, a Bélgica e a Ucrânia. Apesar de enfrentarem com ousadia esta luta desigual, as lusitanas apenas venceram um set, frente às belgas, que passa a ser o primeiro na prova-rainha europeia.
A Sérvia revalidou o título de campeã ao vencer, pela diferença mínima (3-2: 21-25, 25-21, 25-21, 22-25 e 15-13), a Turquia na final do Campeonato da Europa, disputada em Ancara, a capital otomana.
JOGADORAS
DISTRIBUIDORAS
Ana Figueiras (SC Braga) e Mariana Garcez (SL Benfica)
LIBEROS
Raquel Moreno (Vitória SC) e Matilde Calado Rodrigues (SC Braga)
OPOSTAS
Maria Reis Lopes (SC Braga) e Júlia Kavalenka (CDA Volley Talmassons – ITA)
ZONAS 4
Alice Clemente (SL Benfica), Ana Rui Monteiro (FC Porto), Margarida Maia (SC Braga) e Sofia Gouveia (Castêlo da Maia GC)
CENTRAIS
Amanda Cavalcanti (Sporting CP), Joana Garcez (SL Benfica), Raissa Cassamá (Vitória SC) e Marlene Pereira (Leixões SC)
Team Manager
Arnaldo Rocha
EQUIPA TÉCNICA
Treinador Principal: Hugo Silva
Treinador-Adjunto: Filipe Vitó