O primeiro vencedor da La Vuelta25 é também o primeiro a levantar os braços duas vezes nesta edição, mas o mais rápido em Novara na etapa 1, Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) deu mais um sprint impressionante para superar Elia Viviani (Lotto) e Ethan Vernon (Israel Premier Tech) em Saragoça.
A capital aragonesa sediou a chegada de uma etapa pela 50ª vez na história da corrida, e a estrela belga juntou-se a ícones como seus compatriotas Gustaaf Deloor, Roger De Vlaeminck e Eddy Planckaert na lista de vencedores. Philipsen já conquistou 15 vitórias em etapas do Grand Tour — 10 no Tour de France e 5 em La Vuelta. Enquanto isso, Torstein Træen (Bahrain Victorious) segurou La Roja por mais um dia, na véspera da etapa final da semana 1: um confronto montanhoso em direção à estação de esqui de Valdezcaray.
Três ciclistas partiram assim que a bandeirada foi arriada. Sergio Samitier (Cofidis) estava particularmente motivado, já que a etapa passou por sua cidade natal, Barbastro, logo no início (km 11), tendo sido acompanhado na frente por outros dois atacantes espanhóis: Joan Bou (Caja Rural-Seguros RGA), um suspeito habitual para ataques de longa distância na Vuelta, e José Luis Faura (Burgos-Burpellet-BH).
Nenhum deles representa ameaça para La Roja, de Torstein Træen (Samitier está 8m56s atrás). Cabe às equipas dos velocistas controlar a diferença. Os velocistas buscam uma rara oportunidade de brilhar, e a vantagem dos atacantes atinge seu ápice logo no início da etapa, com 4m10s’ no km 20.
O trio da frente trabalhou bem em conjunto contra o vento. O herói local Sergio Samitier liderou no sprint intermediário. Menos de dois minutos atrás, Mads Pedersen (Lidl-Trek) foi o primeiro ciclista do pelotão a marcar 13 pontos.
Ao entrarem no último percurso de 23,4 km ao redor da cidade de chegada, deixaram Faura para trás, que é rapidamente alcançado pelo grupo. Seus dois companheiros de fuga sofrem o mesmo destino a 17 km do fim.
A tensão aumentou antes de um final em ritmo acelerado. A Lotto de Elia Viviani assumiu o comando no último quilómetro, mas ninguém conseguiu resistir a Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) nos metros finais, conquistando a quinta vitória de etapa da La Vuelta, a segunda nesta edição, e décima quinta vitória no Grand Tour.
Com o principal pelotão a chegar no mesmo tempo (3h43m48s), Jasper conseguiu forçar nos últimos centímetros para ser o vencedor, seguido por Ethan Vernen (Israel-Premier Tech) e
Arne Marit (Intermarché-Wanty).
Ivo Oliveira foi o melhor português (11º) e com o mesmo tempo do vencedor, tendo João Almeida chegado no 40º lugar, na linha temporal do primeiro, terminando a etapa 169 ciclistas.
Na classificação geral, T. Traeen (Bahrein) segue no comando, com 29h01m50s, seguindo-se J. Vingegaard (Visma), a 2m33s e João Almeida (Emirates), a 2m41s, com Giulio Ciccone (Lidl-Trek) a ficar a 2m42s e L, Fortunato (Astana), a fechar os cinco primeiros, a 2m47s.
Ivo Oliveira desceu ao 134º lugar, a 53m21s.
Neste domingo, corre-se a 9ª etapa, entre Alfaro e a Estação de Esqui de Valdezcaray, numa distância de 195,5 km, num percurso de altos e baixos para terminar a 1.523 metros de altitude, com uma contagem do prémio da monha de 1ª categoria.