Depois da alegria geral tida quando (durante o dia) da inauguração do Museu da Patinagem, em pleno Pavilhão Multiusos da cidade, a noite acabou com Portugal a perder (3-2) ante uma Itália que foi mais calculista e sólida em termos globais.
No decorrer do primeiro tempo, Portugal e Itália fizeram um único golo cada, num empate que se entendeu como normal para a qualidade do jogo realizado por ambas as equipas.
No segundo tempo, onde seriam tomadas rodas as decisões, Portugal não encontrou os antídotos suficientes para “afastar” os italianos, mais sensatos e perspicazes, o que levou à derrota lusa, uma desvantagem inicial que pode ser retificada nesta terça-feira, ante a França, no que será um jogo decisivo para se poder apurar para os quartos de final.
Rafa (40’) chegou ao 2-1, mas Gonçalo Alves fez um autogolo e empatou (2-2) a partida, tendo o italiano Verona marcado o 3-2 e terminado com o “sofrimento”.
Nos outros jogos deste primeiro dia, Andorra venceu (5-4) a Alemanha, a Suíça empatou (1-1) com a Áustria e a Espanha derrotou (2-1) a França.
Para o grupo B (14h) Alemanha defronta a Áustria e Andorra joga frente à Suíça (16h30).
No grupo A, a Itália defronta (17h) a Espanha e Portugal tem pela frente a França (21h45) na RTP2.