Quarta-feira 03 de Setembro de 2025

João Almeida manteve 3º lugar, ficando a 38 segundos do líder da Vuelta’2025

Ciclismo-Vuelta-Vencedor-02-09-2025

Sprint Cycling Agency

Numa luta de titãs, que terminou a 1.590 metros de altitude, João Almeida conseguiu andar na roda de Vingegaard para chegar no 10º lugar em El Ferial Larra Belagua – depois da partida no Parque de la Naturaleza Sendaviva – ainda que os heróis desta 10ª etapa tivessem sido Jay Vine e P. Zapater, que conquistaram o primeiro e segundo lugar respetivamente.

Os melhores escaladores da La Vuelta 25 começaram a segunda semana de forma emocionante, travando um confronto que vai perdurar, até que Jay Vine (UAE Team Emirates-XRG) e Jonas Vingegaard (Visma–Lease a Bike) ganharam força em Larra Belagua.

O escalador australiano provou ser o mais forte atacante na subida final, após mais de 100 quilómetros de batalha para escapar, tendo conquistado a segunda vitória, após o triunfo em Pal (etapa 6). Vencedor de duas etapas em 2022, tornou-se o segundo australiano a conquistar múltiplas vitórias em várias edições da La Vuelta, depois de Kaden Groves ter alcançado o mesmo feito no ano passado.

No grupo dos primeiros, João Almeida (UAE Team Emirates-XRG) foi o mais agressivo, com o apoio de Juan Ayuso. No entanto, os seus rivais resistiram e Jonas Vingegaard (Visma–Lease a Bike) aproveitou para tirar a La Roja a Torstein Træen (Bahrain Victorious), que sofreu pouco mais de um minuto no dia.

Os ataques começam logo no início, mas os candidatos que se separam tiveram dificuldade para encontrar uma brecha. Quase 100 quilómetros são percorridos nas primeiras 2 horas (média de 49,5 km/h), e um grupo finalmente emerge após 102 km de batalha.

Muito ativo desde o início, Jay Vine está lá em cima com o seu companheiro de equipe da UAE Team Emirates-XRG, Mikkel Bjerg, além de Junior Lecerf, da Soudal Quick-Step (a principal ameaça na classificação geral, com uma diferença de 4’21”), e também Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers), Kevin Vermaerke (Picnic PostNL), Harold Tejada (XDS Astana), Julien Bernard (Lidl-Trek)…

Orluis Aular, Pablo Castrillo, Javier Romo (Movistar) e Abel Balderstone, Joel Nicolau, Jakub Otruba (Caja Rural-Seguros RGA) também estão presentes para representar as duas equipes sediadas em Navarra e disputando esta 10ª etapa da La Vuelta 25 em suas estradas de origem.

A fuga explode na primeira subida do dia, de categoria 3 do Alto de las Coronas (cume no km 127,7), nos últimos 50 quilómetros da etapa. Javier Romo lidera no cume, acompanhado por Jay Vine a 43 km do fim. Pablo Castrillo, Abel Balderstone, Julien Bernard (Lidl-Trek), Archie Ryan (EF Education-EasyPost), Xabier Mikel Azparren (Q36.5) e Nicola Conci (XDS Astana) juntam-se a eles 5 quilômetros adiante. Depois, Alec Segaert (Lotto) e, por fim, Kevin Vermaerke (Picnic PostNL) formam um grupo de 10 homens na liderança.

Segaert ataca nos últimos 20 quilómetros para ganhar vantagem na subida final até Larra Belagua (9,4 km a 6,3%). Na base da subida, está 40” à frente dos primeiros perseguidores, um minuto e meio atrás dos demais ciclistas que se separaram, e o pelotão liderado pelo Bahrain Victorious está mais de 3 minutos atrás.

Castrillo é o primeiro a perseguir Segaert e ultrapassá-lo a 7 km do cume. Mas o alpinista espanhol não consegue resistir a Vine, que recupera e corre sozinho nos últimos 5 km, não olhando para trás e disparou para a segunda vitória de etapa na La Vuelta 25.

Atrás deles, Juan Ayuso (UAE Team Emirates-XRG) impõe um ritmo forte para João Almeida, que acelera em algumas ocasiões. Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) é o mais rápido a reagir, com Tom Pidcock (Q36.5) em sua roda.

Todos os candidatos ao topo da classificação geral acabaram reencontrados, exceto Træen, que perde a La Roja para Vingegaard após quatro dias na liderança, ainda que tenha descido para segundo lugar.

Jay Vine (Emirates XRG) cobriu os 175,3 km no tempo de 3h56m24s, à frente de P. Zapater (Movistar), a 35 segundos e de J. Romo (Movistar), a 1m04s. João Almeida (Emirates XRG) chegou na 10ª posição, com mais 1m05segundos, enquanto Ivo Oliveira completou a 13m53s.

Na geral, J. Vingegaard (Visma) retornou à liderança, agora com um total de 37h33m52, seguindo-se T. Traeen (Bahrain), a 26 segundos e João Almeida (Emirates XRG), a 38 segundos, com o britânico T. Pidcock (Decathlon), a 58 segundos.

Ivo Oliveira (Emirates XRG) subiu alguns lugares e está no 129º, a 1h25m24s.

Nesta quarta-feira, a 11ª etapa vai ser disutado num circuito em Bilbau, com 157,4 km, com cinco contagens de 3ª categoria e mais duas de 2ª categoria, num sob e desce mas que acaba em terreno plano, sendo a parte mais difícil o desgaste de subir e descer sete vezes.

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.