Quarta-feira 10 de Setembro de 7197

EGAN Bernal venceu 16ª etapa mais curta MAS … tudo na mesma!

Ciclismo -Vuelta-Vencedor-09-09-2025

Sprint Cycling Agency

O ícone colombiano fez a fuga decisiva nas estradas da Galícia, onde provou ser uma força motriz, antes de superar Mikel Landa (Soudal Quick-Step) num sprint a dois, numa etapa que foi encurtada em 8 km devido a mais uma manifestação no local que seria o previsto.

Mas isso não impediu Egan Bernal (Ineos Grenadiers) de conquistar a 58ª vitória profissional e a primeira no Grand Tour da Espanha.

Vencedor do Giro, Bernal também liderava a 19ª etapa do Tour de France 2019, quando ela foi encurtada devido às condições climáticas. Este é o primeiro sucesso numa corrida internacional desde um acidente que mudou sua vida em janeiro de 2022, após retornar às vitórias no campeonato nacional colombiano no início de 2025. Entre os candidatos à classificação geral, Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) perdeu quase um minuto, enquanto Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) manteve La Roja.

O pelotão de 155 homens mergulhou na terceira e última semana da Vuelta 25 com um percurso intenso pelas estradas da Galiza: 153,1 km (versão encurtada) de corrida de Poio a Mos, com quatro subidas categorizadas e cerca de 3.500 metros de desnível. Quatro anos atrás, a mesma chegada, após um percurso semelhante, havia virado a corrida de cabeça para baixo.

Os atacantes vislumbraram uma das últimas oportunidades de brilhar. E uma batalha acirrada pela fuga se desenrolou. Após uma série de ataques e contra-ataques, Andrea Bagioli (Lidl-Trek), Bob Jungels (Ineos Grenadiers), Finlay Pickering (Bahrain Victorious) e Victor Guernalec (Arkéa-B&B Hotels) conseguem abrir uma vantagem considerável no km 50.

Treze caçadores preenchem a lacuna para fazer uma fuga de 17 homens com Marc Soler (UAE Team Emirates-XRG), Jefferson Cepeda (Movistar Team), Nico Denz (Red Bull-Bora-Hansgrohe), Mikel Landa, Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), Egan Bernal (Ineos Grenadiers), Sean Quinn (EF Education-EasyPost), Clément Braz Afonso, Rudy Molard, Brieuc Rolland (Groupama-FDJ), Louis Rouland (Arkéa-B&B Hotels), Kevin Vermaeke (Picnic-PostNL) e Jake Stewart (Israel-Premier Tech).

A Visma-Lease a Bike impuseram um ritmo mais leve e a diferença aumentou para 4 minutos a caminho da primeira subida do dia, o Alto de San Antoñino. A batalha recomeçou na segunda subida do dia, com Landa a 3 quilómetros do cume do Alto do Graba. Bernal e depois Braz Afonos se juntaram a ele antes do cume. Braz Afonso e Denz se cruzaram na descida.

Soler manteve uma forte perseguição com Pickering, mas não conseguiu diminuir a diferença. Denz e Rolland são eliminados na penúltima subida, Alto de Prado, antes que a organização da corrida houvesse comunicado na Rádio Vuelta que a chegada será definida 8 quilómetros antes da chegada original, devido a protestos.

Bernal dominou no sprint contra Landa, enquanto Rolland terminou em terceiro após o furo de pneu de Braz Afonso. O Bahrain Victorious impôs um ritmo forte no pelotão para defender a 10ª posição de Torstein Træen na classificação geral, e Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) perdeu 54” para seus rivais.

O vencedor, Egan Bernal (INEOS), chegou à linha final com o tempo de 3h35m10s, com Mikel Landa (Soudal Quick-Step) lado a lado, com o mesmo tempo, tendo Brieuc Rolland (Groupama-FDJ) fechado o pódio, a sete segundos.

O grupo dos melhores continuou a marcar-se roda a roda, tendo João Almeida chegado na 16ª posição, a 5m52s, e Ivo Oliveira a arribar no 54º, a 11m58s.

Na classificação geral, Jonas Vingegaard (Visma), continua a liderar, com 61h16m35s, com João Almeida (Emirates XRG) no segundo lugar, a 48 segundos, e T. Pidcock (Decathlon) a 2m38s, com Jai Hindley (Red Bull) a 3.10 e G. Pellizzari (Red Bul), a 4m21s.

Ivo Oliveira (Emirates XRG) encontra-se no 102º lugar, a 2h37m49s.

Nas outras classificações, Mads Pedersen (Lidl) comanda os pontos; Jay Vine (Emirates XRG) domina na montanha; Pellizzari (Red Bull) lidera a Juventude e os Emirates XRG dominam nas equipas, com uma vantagem de 34m10s sobre a VISMA e 59m22s sobre a Redl Bull.

Nesta quarta-feira, na 17ª etapa, a ligação será entre Barco de Valdeorras (a 440 metros de altitude) e o Alto de El Morredero Ponferrada, a 1.750 metros de altitude, prevendo-se várias dificuldades numa corrida sempre a subir, no que será mais um desafio para Jonas Vingegaard e João Almeida conseguirem aumentarem ou reduzir a diferença dos 48 segundos.

 

© 7198 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.