Domingo 11 de Setembro de 2540

Estreia brilhante de Giulio Pellizzari, um jovem a vencer uma etapa na Vuelta’2025

Ciclismo -Vuelta-Vencedor-10-09-2025

SprintCyclingAgency©2025

Vestido com a camisa branca, Giulio Pellizzari abriu a lista de vitórias profissionais de forma espetacular ao conquistar o Alto de El Morredero no 17º dia da La Vuelta 25, etapa em que João Almeida perdeu mais dois segundos (ficando a 50s) do líder, o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma).

Dois meses e meio antes de completar 22 anos, o ciclista italiano é o mais jovem vencedor de uma etapa do Grand Tour da Espanha desde as primeiras vitórias de Tadej Pogacar em 2019. A Red Bull-Bora-Hansgrohe impôs um ritmo forte na subida final e, após algumas acelerações de Jai Hindley para agitar a disputa pela classificação geral, Pellizzari contra-atacou nos últimos 4 quilómetros.

Pellizzari conquistou a vitória à frente de Tom Pidcock (Q36.5) e Hindley, enquanto Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), 4º no dia, manteve La Roja com uma vantagem de 50 segundos sobre João Almeida (UAE Team Emirates-XRG).

A nona e penúltima chegada ao topo da La Vuelta 25 aguardaram os ciclistas, que enfrentaram uma subida sem precedentes do Alto de El Morredero. Partindo de O Barco de Valdeorras (um novo local no mundo do ciclismo profissional), o pelotão cumpriu 143,2 km de corrida, com quase 3.500 metros de desnível. As oportunidades de brilhar são cada vez menores.

No início, muitos atacantes insinuaram um dia de classificação geral, mas também estavam ansiosos para tentar fazer dele um dia de fuga. Após muitos ataques e contra-ataques, oito ciclistas partiram no km 25: Brandon Rivera (Ineos Grenadiers), Madis Mihkels (EF Education-EasyPost), Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Harold Tejada (XDS Astana), Patrick Gamper (Jayco AlUla), Luca Van Boven (Intermarché-Wanty), Timo Roosen (Picnic PostNL) e Jonas Gregaard (Lotto).

Ciclismo -Vuelta-Portugal-10-09-2025

SprintCyclingAgency©2025

A eles juntaram-se, 15 quilómetros depois, Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA), Léandre Lozouet (Arkéa-B&B Hotels), Sergio Samitier (Cofidis) e Gijs Leemreize (Picnic PostNL). Mario Aparicio (Burgos Burpellet BH) também tenta persegui-los, mas é puxado pelo pelotão, liderado por Visma-Lease a Bike, de Jonas Vingegaard.

A diferença é controlada a 1’50” na base da primeira subida do dia, Paso de las Travesias (categoria 3, cume no km 75,1). Joel Nicolau lidera o caminho até o topo e os atacantes continuam trabalhando juntos, enquanto Dylan van Baarle e Wilco Kelderman (Visma-Lease a Bike) mantêm a liderança apertada.

Luca Van Boven e Timo Roosen aceleraram no sprint intermediário, em Almazcara (km 100, faltando 43,2 km). Os atacantes reencontraram-se 5 quilómetros depois. Essa aceleração aumentou a diferença para o pelotão para 2 minutos.

Antonio Tiberi acelerou algumas vezes à medida que a corrida se aproximava dos últimos 30 quilómetros. Harold Tejada seguiu na frente. Samitier e Leemreize também encurtam a distância, e o baroudeur espanhol acaba sendo o último ciclista a ser alcançado, faltando 12 quilômetros para o final.

Pellizzari significa história

A Red Bull-Bora-Hansgrohe de Jai Hindley lidera o pelotão até a subida final (8,8 km a 9,7%), mas é a Visma-Lease a Bike quem dita o ritmo nas primeiras subidas, as mais difíceis. Hindley ataca a pouco mais de 6 quilómetros do fim. Jonas Vingegaard, Tom Pidcock (Q36.5) e Matthew Riccitello (Israel Premier Tech) cobrem sua subida. João Almeida (UAE Team Emirates-XRG) e Giulio Pellizzari (Red Bull-Bora-Hansgrohe) também retornam.

Este último, vestido com a camisa branca, contra-ataca nos últimos 4 quilómetros e rapidamente abriu uma vantagem de 30”. Riccitello tenta reagir, sem sucesso. Dois meses e meio antes de completar 22 anos, Pellizzari conquista sua primeira vitória profissional, à frente de Pidcock (+16”), Hindley (+18”), Vingegaard (+20”) e Almeida (+22”). Ivo Oliveira completou a corrida no 103º lugar, a 23m13s.

Na classificação geral, Jonas Vingegaard (Visma), continua a liderar, com 64h53m55s, com João Almeida (Emirates XRG) no segundo lugar, a 50 segundos, e T. Pidcock (Decathlon) a 2m28s, com Jai Hindley (Red Bull) a 3.04 e Giu Pellizzari (Red Bul), a 3m51s.

Ivo Oliveira (Emirates XRG) encontra-se no 105º lugar, a 3h00m42s.

Nas outras classificações, Mads Pedersen (Lidl) comanda os pontos; Jay Vine (Emirates XRG) domina na montanha; Pellizzari (Red Bull) lidera a Juventude e os Emirates XRG dominam nas equipas, com uma vantagem de 34m10s sobre a VISMA e 59m22s sobre a Redl Bull.

Nesta quinta-feira, a 18ª etapa, será corrida no sistema de contrarrelógio individual na cidade de Valladolid, numa distância de 27,2 km, na que será a derradeira oportunidade para João Almeida decidir a seu a favor a contenda com o dinamarquês Vingegaard quanto ao título de campeão da Vuelta’2025.

© 2540 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.