A grande maioria dos milhares de espetadores presentes no Estádio da Luz foram os mais surpreendidos – e fizeram-no sentir dentro do próprio Estádio da Luz – com a derrota (2-3) sofrida ante um Qarabag que pouco poderia fazer.
Pelas estatísticas do jogo, ficou a saber-se que o Benfica rematou mais (15-9), com apenas 3-5 direcionados à baliza e 52/48% de posse de bola, números que confirmam alguma paridade no trabalho desenvolvido pelas duas equipas, de uma forma genérica, com a exceção dos benfiquistas terem tido larga vantagem em remates, mas muito fora do alvo.
O nada bom do resultado tem também a ver com outras áreas, onde a precisão do passe quase foi igualizada pelas duas formações (91 e 89%), se bem que no número de passes o Benfica tenha tido vantagem significativa (416 – 374) mas sem resultados práticos, o que derivou dos 5-3 remates para a baliza formalizados pelos visitantes.
Chegando ao intervalo com dois golos de vantagem (Barrenechea e Pavlidis, aos 6 e 16’), confirmou-se a disposição da equipa de Lage em vencer até com alguma facilidade, pela relativa fragilidade (promocional) do Qarabag.
Só que, no segundo tempo, enquanto o Benfica foi “adormecendo” à “sombra da bananeira”, os visitantes abriram a pestana, aproveitando a falta de “visão” benfiquista e à passagem da meia hora (30’) reduziram por Andrade, para Duram empatar (48’), com o Benfica a andar à deriva, que deram origem ao 3-2 marcado por Kashchuk (86’) e “morrer na praia”, como soe dizer-se!
E quando assim acontece, nada a fazer, a não ser assumir a responsabilidade pelo desaire logo no primeiro jogo da fase grupal da Liga dos Campeões, ainda que nada esteja em causa.
Nos outros jogos desta primeira parte da primeira ronda, o Atlético de Bilbao perdeu (em casa) ante o Arsenal (0-2), Juventus e Borussia de Dortmund empataram (4-4) no jogo realizado em Itália, o Real Madrid recebeu (2-1) e venceu o Marselha, mas ficou com menos um jogador por expulsão (72’) de Dani Carvajal e o Tottenham venceu em casa (1-0) os espanhóis do Villarreal.
Nesta quarta-feira haverá mais 6 jogos e na quinta-feira fechar-se-á a primeira jornada com a receção do Sporting ao Kairat, que se espera seja favorável aos leões, para que os portugueses possam ir o mais longe possível.
Bruno Lage de saída.
Numa conferencia de imprensa já fora de horas , o Presidente Rui Costa informou os sócios que Sport Lisboa e Benfica – chegou a um acordo com o treinador Bruno Lage para a cessação do contrato de trabalho desportivo com efeitos imediatos.
O Presidente disse que espera sábado já ter o novo treinador no banco frente ao AVS.