Neste sábado, nas meias-finais da Elite Cup de Hóquei em Patins, o Sporting venceu por 2-1 o FC Porto, e o Benfica afastou a UD Oliveirense com uma vitória por 23-2. A final está marcada para as 19 horas deste domingo.
Na primeira meia-final, o Sporting venceu o clássico frente ao FC Porto pela margem mínima. A primeira parte foi marcada pelo equilíbrio e pela solidez defensiva de ambos os conjuntos, com os guarda-redes a assumir protagonismo e a segurar as investidas contrárias.
Quando já se esperava o nulo ao intervalo, Ezequiel Mena encontrou espaço para uma arrancada e inaugurou o marcador a um segundo do apito para o descanso, colocando os dragões em vantagem.
No regresso dos balneários, o Sporting entrou mais pressionante e acabou por chegar ao empate aos nove minutos com Barata a assistir Alessandro Verona surgido na área para bater Xavi Malián. Pouco depois, Danilo Rampulla assinou a reviravolta, com um remate certeiro de meia distância que fixou o 2-1.
O FC Porto tentou reagir e forçou Xano Edo a intervir em várias ocasiões. No último minuto, Paulo Freitas arriscou no 5×4, mas o Sporting manteve a concentração defensiva e segurou a vitória que valeu a passagem à final.
Na segunda meia-final, o Benfica juntou-se ao Sporting na final depois de vencer a UD Oliveirense.
A equipa de Oliveira de Azeméis entrou com maior ascendente e inaugurou o marcador logo aos quatro minutos, por Franco Platero, que finalizou da melhor forma uma assistência de Lucas Martínez. A resposta encarnada não tardou: Roberto Di Benedetto empatou com uma finalização eficaz e, pouco depois, Nil Roca assinou a reviravolta com um remate de meia distância (2-1).
Na etapa complementar, Gonçalo Pinto aumentou a vantagem encarnada para o 3-1 com uma jogada individual. Apesar da desvantagem, a Oliveirense não baixou os braços e reduziu por Joan Galbas. Até final, a UDO tentou chegar ao empate, mas o Benfica foi gerindo a vantagem e garantiu a vitória.