Na final do salto em comprimento T20, Lenine Cunha terminou em 7º lugar, com a marca de 6,58 metros, enquanto o jovem Tiago Ramos alcançou a 8ª posição com um salto de 6,53 metros, provas disputadas este domingo, segundo dia da competição.
Lenine Cunha mostrou grande emoção e satisfação com o 7º lugar, reforçando a importância de continuar a competir ao mais alto nível aos 42 anos, ao afirmar que “estou muito feliz. Isto são lágrimas de felicidade! Há quem fale sobre a minha idade, mas para mim é apenas um número. Vou fazer 43 anos e sou o 7º melhor do mundo entre 15 concorrentes. Para mim, é como se tivesse ganho a medalha de ouro. Estou felicíssimo. Quero agradecer ao meu treinador, o Mário Aníbal, que tem sido incansável, ao meu grupo de treino, aos meus colegas, que são uma motivação para mim. E agradecer ao Comité Paralímpico e à Federação Portuguesa de Atletismo por todo o apoio que tenho tido. Este resultado, para mim, é ouro sobre azul”, declarou Lenine Sousa, que fez questão de motivar o jovem Tiago Ramos: “o Tiago podia ser meu filho, disse-lhe ‘olha para mim, não desistas, aos 42 ainda consigo, tu tens muito futuro pela frente, acredita sempre.”
Tiago Ramos, por sua vez, sublinhou as dificuldades sentidas em Nova Deli, mas destacou o orgulho pelo resultado alcançado, afirmando que “tem sido complicado desde que cheguei cá. Não foi pela preparação, mas sim pela viagem e pela adaptação. É um país muito diferente, sobretudo em termos de alimentação, e fui-me abaixo. Depois ainda tive uma lesão num joelho que também prejudicou o salto. Mas fazer 6,53 metros… não esperava! Ter ficado em 8º no Mundial já é muito positivo para a minha primeira participação. Agora é rumo ao próximo Mundial.”
Refira-se que ambos os atletas foram beneficiados numa posição depois de a classificação de Athanasios Prodromou ter sido revista, não tendo o grego obtido marcas válidas. O malaio Abdul Latif Romly conquistou o ouro com um salto de 7,67 metros, estabelecendo um novo recorde do mundo que, de resto, já lhe pertencia (7,64 m).
Na final do lançamento do club F32, Olávio Correia conquistou igualmente a 8ª posição, com um lançamento de 28,15 metros na sexta e última tentativa. O argelino Walid Ferhah sagrou-se campeão do mundo com um lançamento de 39,53 metros.
Esta segunda-feira, Isaías Gomes compete nos 1500 metros T12 (4.40 horas de Portugal Continental), Miguel Monteiro no lançamento do peso F40 (5.45 h), Daniel António nos 400 metros T20 (6.38 h) e Mamudo Baldé nos 400 metros T54 (13.14 h).