Mamudo Baldé esteve em plano de destaque no mundial de atletismo, em Nova Deli, ao obter o 5º lugar na final dos 400 metros T54, tendo concluído com o tempo de 46,67 segundos, correndo na pista 9.
“Posso fazer um balanço positivo, há coisas que podem ser melhoradas, obviamente, por isso agora é continuar a treinar, firme, forte e focado nos 100 metros”, afirmou Mamudo Baldé, que volta a competir na sexta-feira.
O pódio da prova foi dominado pelo tunisino Yassine Gharbi, campeão do mundo com 44.96 segundos, seguido do tailandês Athiwat Paeng-Nuea (45.29s) e do chinês Yunqiang Dai (45.44s).
Na final dos 400 metros T20, o estreante em Mundiais Daniel António não conseguiu concluir a prova depois de se sentir mal antes da partida. Apesar da contrariedade, o jovem atleta valorizou o percurso até aqui e mantém a ambição de alcançar resultados de topo no futuro.
“Fiz uma meia-final muito boa, bati o recorde pessoal [48.76 segundos] e estive muito perto de bater o recorde nacional. Estava com muitas esperanças para a final, mas senti-me mal minutos antes da prova, estava tonto e preferi não correr pois não ia dar o meu máximo e nem espelhar o trabalho que fiz durante a época”, explicou e acrescentou que “no futuro vejo-me capaz de lutar com os meus adversários nesta final”.
O título mundial foi conquistado pelo espanhol David Pineda Mejía (47,12s), seguido do brasileiro Daniel Tavares Martins (47,50s) e do saudita Idris Sufyani (47,55s).
No lançamento do peso F11, Leonildo Carvalho terminou na 9ª posição, com 11,37 metros. O português ficou a apenas um centímetro da discussão pelas medalhas – o austríaco Bil Marinkovic fez marca igual à do atleta português, mas beneficiou de uma segunda melhor marca para se classificar acima de Leonildo Carvalho.
O título mundial foi para o iraniano Amirhossein Alipour Darbeid (14,59m), a prata para o também iraniano Mahdi Olad (14,23m) e o bronze para o espanhol Álvaro Del Amo Cano (13.70m).
A participação portuguesa prossegue esta quarta-feira com Olávio Correia na final do lançamento do peso F32 (12h40 em Portugal Continental) e Isaías Gomes na final dos 5000 metros T13 (15h07).