Segunda-feira 06 de Outubro de 2025

Gil Vicente e Moreirense mantém-se do grupo dos cinco primeiros na Liga Betclic

LP BETCLIC  2025_2026

JDM

O Gil Vicente recebeu e venceu o Estrela da Amadora, mantendo-se na quarta posição da Liga Betclic, seguido do Moreirense (que perdeu ante o Nacional da Madeira), que não escondem o objetivo de poderem ficar por aqui muto tempo, ainda que falte muito campeonato.

Numa partida que foi mitigada entre os dois contentos (a estatística assim o confirma), os homens de Barcelos tiveram o condão de saberem escolher – caminho e timing – para marcar, começando pelo golo (32’) de Pablo Felipe que, nove minutos depois (41’), aproveitou uma grande penalidade para colocar o Gil com dois golos de vantagem, o que traria, por certo, uma maior calma para encarar a segunda parte sem grandes percalços.

No entanto, o vermelho mostrado a Andrew (56’), fez a equipa de Barcelos ficar reduzida a dez unidades, o que gerou uma nova “face” à estratégia da equipa caseira.

“Vantagem” que o Estrela – mais apagado do que iluminado – não conseguiu agarrar, apesar de rematar mais para a baliza (7-5), com números iguais para os remates (15-15), ainda que a posse de bola fosse superior (57/43%) por parte do Estrela, incapaz de recuperar fosse o que fosse.

Na Madeira, o Nacional conseguiu superar-se ao quinto classificado (Moreirense), ainda que os de Moreira de Cónegos tivessem começado o jogo a perder (golo de Vasco Sousa, aos 4’), tendo Ramirez (21’) conseguido empatar, chegando-se ao intervalo com o 1-1.

No segundo período do jogo, Francisco Domingues colocou (56’) os visitantes em vantagem, tendo o Nacional empatado (59’) por intermédio de Léo Santos, um resultado que se podia considerar normal até esta altura da partida, apenas com o senão de que, a partir do minuto 62’, o Moreirense viu-se privado de Vasco Sousa – que tinha marcado o primeiro golo – o que criou uma desvantagem que provocou um “desequilíbrio” que acabou por ditar, de alguma forma, a derrota com o bis feito por Ramirez (84’).

O Nacional dominou em toda a linha (17-10, em remates, dos quais 7-4 para a baliza, numa posse de bola de 59/41%), o que confirmou o triunfo.

O Alverca atingiu a terceira vitória ao deslocar-se ao AVS-SAD para vencer (3-1), confirmando a superioridade em toda a linha (12-5 em remates, dos quais 6-2 para a baliza, numa posse de bola de 51/49%).

O AVS abriu o marcador (9’) por Pedro Lima, mas não teve “pernas” para aguentar o andamento que inverso que se seguiu, com os ribatejanos a empataram (45+4’), para reentrar para a segunda parte com Figueiredo (51’) a marcar o andamento para o triunfo, confirmado por Gonçalo Esteves (90+5’).

No grupo dos jogos realizados este sábado, o Guimarães chegou também ao terceiro triunfo, vencendo em casa ante o Santa Clara, que chegou ao golo primeiro (6’) pelo “marcador de serviço”, Vinicius.

Num jogo equilibradíssimo (14-23 em remates, dos quais 7-5 para a baliza, numa posse de bola de 52/48%) os vimaranenses ofereceram uma vitória a uma massa associativa que não tem tido a felicidade de, até agora, ver o Vitória mais acima na classificação.

Neste domingo, o colosso FC Porto-Benfica (21h15) que pode provocar mudanças nos três primeiros lugares da classificação. Oitava ronda que terá ainda os jogos Arouca-Famalicão (15h30), Rio Ave-Tondela (17h30) e Sporting-Sporting de Braga (19h15).

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.