Portugal estará representado por seis atletas (Ana Filipe, Carina Paim, Cristiano S. Pereira, Igor Oliveira, Lenine Cunha e Sandro Baessa) no mundial de atletismo adaptado VIRTUS, que se realizam em Brisbane (Austrália), de 11 a 14 deste mês de outubro.
No primeiro dia de competição (este sábado), estarão em competição quatro dos nossos compatriotas: Ana Filipe, no triplo-salto (01h00, em Portugal), Lenine Cunha, no heptatlo (01h25), Igor Oliveira, nos 100 metros (02h20) e Carina Paim, nos 400 metros (03h45).
Após os Mundiais WPA, que decorreram em Nova Deli (Índia), onde Portugal obteve quatro medalhas (uma de ouro, por intermédio de Carolina Duarte, nos 400 metros; outra de prata, por intermédio de Miguel Monteiro, lançamento do peso; e duas de bronze, por Mamudo Baldé, 100 metros cadeira de rodas, e Sandro Baessa, nos 1500 metros), surgem agora os Campeonatos do Mundo VIRTUS.
Novas oportunidades para a conquista de lugares de topo.
Nuno Lopes campeão europeu de Masters na Madeira
Nuno Lopes obteve a primeira medalha, de ouro, para Portugal ao conquistar o título europeu dos 10.000 metros, com 32.44,11, prova onde Isidro César foi 6º, com 34.21,21, tendo de defrontar 16 concorrentes na categoria de M35.
Na final dos M55, António Monteiro obteve um excelente 5º lugar, com 37.42,24, enquanto no escalão M40 o vencedor foi o alemão Michael Lang, com 33.51,99.
Os Campeonatos da Europa de Masters (veteranos de vários escalões etários) tiveram início na Madeira, tendo os atletas portugueses entrado da melhor maneira, conquistando medalhas na competição.
A cerimónia de abertura teve início no Jardim de Santa Catarina e terminou na Câmara municipal do Funchal, contou com a presença de Domingos Castro, presidente da FPA e de outras personalidades ilustres como a presidente da European Masters Athletics, Valentina Fedjuschina, o vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Bruno Pereira, e o presidente da Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira, Egídio Olim.