Domingo 12 de Outubro de 2025

Sporting conquistou quinta Supertaça Nacional em Voleibol Masculino

Voleibol-SportingSupertaçaMasculina-11-10-2025

Sporting Clube Portugal

A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal conquistou a quinta Supertaça Nacional, a segunda consecutiva, após vencer o Benfica por 3-1, em partida realizada no pavilhão Municipal Joaquim Vairinhos, em Loulé.

Um triunfo justíssimo dos Campeões Nacionais, que assim entraram com a mão direita na nova temporada e voltaram a deixar excelentes indicadores para 2025/2026.

Edson Valencia esteve em evidência a partir do serviço e o Sporting conseguiu nessa fase uma vantagem que seria decisiva para fechar o set, apesar de o Benfica ainda se ter aproximado a 19-18, contudo os campeões nacionais fechariam nos 25-23.

No segundo set, o Sporting continuou a assentar na qualidade do serviço e desde bem cedo, com Edson Valencia nessa linha a ajudar à conquista inicial de quatro pontos contra um do Benfica.

Muito certinho na receção, o Sporting foi variando as opções de ataque, com Grankin a servir com mestria tanto os centrais, como os pontas Leoninos. Os ataques de Lourenço Martins e um contra-ataque de Edson Valencia ajudaram o Sporting CP a ter uma vantagem de 15-12 e os serviços estratégicos de Grankin, um distribuidor que é uma enciclopédia de bem jogar voleibol, orientaram o set a ficar cada vez mais desbloqueado para o lado do Sporting.

Finalizações de Kelton Tavares e de Edson Valencia deixaram o Sporting com sete pontos de diferença à maior (20-13) e o desfecho final doi de 25-17.

No terceiro set, houve grande equilíbrio, com o Benfica mais concludente nos pontos iniciais e com isso a conseguir uma vantagem de 7-10, quando o distribuidor das águias, Francisco Pombeiro foi para a linha de serviço. A vantagem da formação encarnada aumentou a 9-15, quando Edson Valencia foi blocado. Nessa altura, o Sporting teve, também, dificuldades para travar Murad Khan, uma zona quatro forte, decidido e contundente no remate.

Sem nenhuma das equipas desarmar, o jogo entrou nas vantagens para o set ficar decido já nos 24-26, com um bloco do Benfica a estabelecer a diferença definitiva.

No quarto set, o Sporting readquiriu níveis mais constantes não apenas de agressividade, mas sobretudo de acerto nos serviços, mas não sem antes o SL Benfica ainda se ter conseguido colocar na frente a 6-9.

Mas os Leões recuperaram a desvantagem, com Lourenço Martins a estar magnífico da linha de serviço, o que gerou possibilidades de contra-ataque. Aí, como em tantas vezes, Edson Valencia foi intratável.

A 19-18, o Sporting teve um serviço direto de Kelton Tavares, que ainda embateu no bordo superior da rede e para o final do set, voltou a aparecer o inevitável Edson Valencia com notáveis pontos e um serviço demolidor.

Com 23-20, ganhava cada vez mais forma a possibilidade de o Sporting CP conquistar mais uma Supertaça, o Benfica, que nunca desistiu, ainda reduziu nos 24-23, mas Kelton Tavares pôs o ponto final na partida, em ataque no centro da rede, magistralmente ‘assistido’ por Grankin para o 25-23.

Equipa do Sporting: Jan Galabov (12), Marx Aru, Sergey Grankin (2), Kelton Tavares (10), Edson Valencia (23), Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth [C], Jonas Aguenier (7), Jan Pokersnik, Armando Velázquez, Nicolás Perrén [L], Kyed Mads Jensen (5), Lourenço Martins (8).

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.