Bárbara Timo e Miguel Gago ganharam medalhas para Portugal, na Taça da Europa de Judo, em Málaga (Espanha), com Bárbara Timo a vencer a final de -70kg, frente à alemã Eva Buddenkotte, e impôs-se, ganhando a medalha de ouro, depois de ter vencido dois combates na fase de “poules” e a meia-final frente à turca Hatice Vandemir.
Miguel Gago venceu três combates, na categoria de -66kg, até chegar às meias-finais, fase em que saiu vitorioso frente ao russo Ramazan Abdulaev. Na final teve pela frente o espanhol Moral Navarro, com quem perdeu, ficando com a medalha de prata.
Rosa Mane, em +78kg, acabou a competição na repescagem, com a francesa Oceane Diarrassouba, perdendo o combate pelo bronze, depois de uma vitória e uma derrota na fase de “poules”. Terminou no 5º lugar.
Em -73kg, Otari Kvantidze, judoca que integra o Programa de Preparação Olímpica, começou a competição pela 2ª ronda, que venceu, mas a seguir foi eliminado pelo espanhol Fernandez Campillo. Sidónio Cavalleri Serpa também começou a combater na 2ª ronda e foi eliminado.
Gonçalo Lampreia, na categoria de -60kg, ganhou dois combates até atingir a decisão da “poule”, em que foi eliminado, passando para a repescagem: venceu dois adversários e foi ao combate pela medalha de bronze, com o espanhol Anton Shuhalieiev, com quem perdeu, ficando no 5.º lugar.
Também nos -60kg, Tralhão Fernandes perdeu na 2ª ronda, fase em que iniciou a prova, mas foi repescado, venceu duas rondas, mas perdeu na 3ª, sem possibilidade de combater pela medalha de bronze. Classificou-se no 7.º lugar.
Na categoria de -63kg, Margarida Brás foi eliminada na decisão da “poule” e passou igualmente à repescagem, fase em que ganhou um combate e perdeu outro, sem chegar ao combate pelo bronze. Terminou no 7º lugar.
Entretantro, Catarina Costa foi 5ª classificada no Lima Grand Prix de Judo disputado no Peru. A judoca portuguesa derrotou a norte-americana Anat Tsyrlin na 1ª ronda da categoria de -48kg, que correspondia aos quartos de final da competição, mas foi derrotada na decisão da série A pela brasileira Alexia Nascimento.
No caminho das repescagens, Catarina Costa superiorizou-se à alemã Sarat Ischt e foi discutir a medalha de bronze com a azeri Konul Aliyeva, com quem perdeu. O ouro foi ganho pela chilena Vargas Ley e a prata pela francesa Coralie Gilly.