O queniano Zablon Chumba e a etíope Abebech Afework Bekele venceram, este sábado, a 12ª edição da EDP Maratona de Lisboa, num percurso em estreia.
Agora com partida em Carcavelos – e mantendo a meta no Terreiro do Paço – numa manhã com temperaturas algo elevadas (abafado) para tempos rápidos, Chumba ganhou nos homens com 2.07.11, um novo recorde pessoal, que melhora em 2 segundos o registo anterior.
O queniano de 33 anos triunfou com 14 segundos de avanço para o etíope Gadisa Birhanu Shumie (2.07.25) e mais de um minuto e meio para o também etíope Limenih Yizengaw (2.08.57). Atrás deste trio surgiu o queniano Gideaon Kangwony Chepkonga com 2.09.44.
Quanto à prova feminina, com Hélder Santos como ‘pacer’ – o que não deixa de ser curioso (!?) pela função de servir como motivador do cumprimento de determinado tempo, o que antes era considerado uma situação irregular – até aos 30 quilómetros (em 1.27.26 – depois de 1.13.46 à meia-maratona), o núcleo da frente esteve agrupado até perto dos 35k, antes da ‘corda’ partir.
Na prova feminina, Abebech Afework Bekele foi a mais forte nesse ataque, cruzando a linha de meta em 2.29.00, com 9 segundos de avanço para a compatriota Asmare Beyene Assefa e 22 para a queniana Rael Nguriatukei Kinyara, a vencedora do ano passado, mas que este ano teve de contentar-se com o degrau mais baixo do pódio.
Ainda na corrida feminina, seguiram-se a também queniana Deborah Chepngetich Sang (2.29.49), e a etíope Obseni Getachew Adilo (2.30.00).
Neste domingo corre-se a Hyundai Meia Maratona e EDP 8K, ambas com partida na Ponte Vasco da Gama, a partir das 9h20.
Na Hyundai Meia Maratona, estarão presentes vários atletas de elite de bom nível, incluindo os portugueses Rui Pinto, Hermano Ferreira, Miguel Marques, Susana Santos, Solange Jesus e Mónica Silva, que vão entrar com a expetativa de fazer o melhor, sabendo-se que recorde masculino é de Titus Ekiru, 1.00.12 (2019) e o feminino pertence à queniana Peres Jepchirchir, 1.06.54 (2019).
A Hyundai Meia Maratona terá transmissão direta na RTP1 e RTP Internacional – para mais de 200 milhões de telespectadores – em todo o mundo.
