Como conciliar a formação dos jovens atletas com as exigências da competição? Esta é a questão central do Seminário Internacional “Da Formação à Competição, Como Conciliar?”, promovido, esta terça-feira, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no Auditório do Salão Paroquial de Leça da Palmeira, em Matosinhos, e integrado no programa de Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto.
Num contexto em que o impacto mediático do desporto de alto rendimento influencia, direta ou indiretamente, a prática desportiva dos mais jovens, surgem desafios que exigem reflexão e ação. A pressão para vencer, muitas vezes exercida por familiares ou agentes externos, pode conduzir ao abandono precoce da prática desportiva e, em casos extremos, gerar comportamentos inadequados, falta de fair play e até episódios de violência. Paralelamente, a ênfase excessiva nos resultados tem levado à deteção e seleção precoce de talentos, comprometendo a essência formativa do desporto.
O seminário contará com oradores de referência nacional e internacional, como Sergio J. Ibáñez (Universidad de Extremadura, Espanha), Camilla Knight (Swansea University, Reino Unido), Júlio Garganta da Silva (Universidade do Porto), Scott Rathwell (Lethbridge University, Canadá), Dimas Pinto (Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal) e Hugo Silva (Selecionador Nacional de Voleibol), entre outros especialistas ligados ao treino, à gestão desportiva e à educação.
O programa inclui mesas-redondas com Municípios, Federações, Clubes e Instituições do Ensino Superior, que irão partilhar projetos inovadores e boas práticas. Um dos momentos de destaque será a apresentação das Boas Práticas da Bandeira da Ética na Área Metropolitana do Porto, com representantes da Câmara Municipal de Valongo, do Instituto Politécnico da Maia, do Padroense Futebol Clube e do Leça Futebol Clube.
O encontro surge na sequência do desenvolvimento do referencial “Da Formação à Competição”, criado pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria e várias federações e associações desportivas. O documento propõe modelos pedagógicos inovadores, com e sem classificação, que valorizam não apenas o desempenho técnico, mas também o comportamento dos atletas e dos pais, introduzindo critérios que promovem respeito, ética e educação desportiva. Estes modelos começaram a ser testados na época desportiva 2023/2024, representando um passo decisivo para equilibrar formação e competição.
A participação no seminário atribui 1,6 Unidades de Crédito (UC) para os títulos de Treinador de Desporto (TD) e Técnico de Exercício Físico / Diretor Técnico (TEF/DT). Está igualmente contemplada a certificação de ação de curta duração para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
