Terça-feira 18 de Novembro de 2025

Joana Santos conquistou a medalha de ouro nos Jogos Surdolimpicos no Judo

CPP-JogosSurdolimpicos--17-11-2025

Erika Ikeda / CPP

A judoca portuguesa Joana Santos voltou a fazer história ao conquistar a medalha de ouro na categoria -57 kg nos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025, repetindo o feito alcançado em 2022.

A vitória representa a primeira medalha de Portugal nesta edição dos Jogos e é um reflexo de dedicação, esforço e excelência desportiva.

A atleta, mãe de dois filhos, tem sido uma inspiração dentro e fora do tapete, mostrando coragem, disciplina e determinação em todas as etapas da sua carreira.

Joana Santos realizou três combates: nos quartos de final venceu a sul-coreana Eunji Seo por ippon, nas meias-finais ganhou à venezuelana Mayerlyn Barreto Rodríguez por golden score e na final superou a turca Buse Tiras também por golden score.

Este domingo, também Nuno Esteves esteve em competição, classificando-se no 9º lugar na prova de Carabina a 10 metros.

CPP-JogosSurdolimpicos-17-11-2025

Erika Ikeda / CPP

No atletismo, Francisco Laranjeira realizou hoje a primeira prova em Jogos Surdolímpicos, alcançando um excelente 8º lugar nos 10.000 metros, com o tempo de 32.00,25 minutos.

A participação do atleta português foi marcada por enorme entrega, resistência e espírito competitivo, garantindo um diploma e deixando claro o potencial do trabalho que vem desenvolvendo.

Esta estreia reforçou o percurso sólido que o atleta tem vindo a construir, pautado pela humildade, dedicação e ambição. Francisco Laranjeira volta à pista no dia 21, para disputar as eliminatórias dos 5.000 metros.

“Estou muito feliz, tendo em conta que não pude estar nos anteriores Jogos devido ao acidente [atropelamento] ficar em 8º lugar é para mim muito bom, porque cumpri finalmente o meu objetivo, que era a estreia nos Jogos. Foi uma prova muito dura, com adversários muito fortes, mas consegui gerir muito bem a prova para que não quebrasse”, declarou o atleta, que vai agora concentrar-se nos 5.000m, referindo que “o meu objetivo é assegurar a passagem à final e depois tentar conseguir uma melhor posição do que nos 10.000m”, campeonatos que decorrem na cidade de Fujisawa (Japão)

No ciclismo, que decorre em Izu, os atletas João Marques e André Soares participaram na prova de Sprint.

João Marques assegurou a qualificação na fase preliminar, entrando com confiança nos 16-avos de final, onde discutiu o acesso às rondas seguintes numa prova de elevada intensidade. Entrou na reta final na frente, cheio de garra, mas o chinês Jiaojiao Song foi mais forte nos últimos metros, acabando por eliminar o ciclista de Torres Vedras.

André Soares esteve igualmente em bom plano, ficando apenas a 326 milésimos da qualificação, um detalhe que não diminui o mérito, o foco e a atitude competitiva que demonstrou.

Ambos regressam à estrada na próxima madrugada para disputar a corrida de pontos. André Soares, campeão Surdolímpico em Caxias do Sul, defenderá a medalha de ouro na prova, cuja partida está marcada para as 5h00 (hora de Portugal Continental).

Também na próxima madrugada, à 01h30, o jovem Gustavo Pereira compete (01h20) no Salto em Altura.

Refira-se que a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes; a secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes; o presidente do CPP, José Manuel Lourenço; o secretário-geral Carlos Lopes, e os vogais Patrícia Rosa e Daniel Videira tem estado a acompanhar os atletas portugueses.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.