Margarida Silva conquistou a medalha de prata na prova dos 1500 metros dos Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025, alcançando um resultado de mérito e protagonizando um dos momentos mais marcantes da competição.
Margarida concluiu a distância em 4.40,60 minutos, desempenho que ganha especial relevância devido ao inesperado contratempo ocorrido durante a corrida. A cerca de 700 metros do final, a atleta perdeu a sapatilha do pé direito após um contacto involuntário com outra atleta, prosseguindo a prova descalça e demonstrando notável resiliência.
Apesar da adversidade, discutiu a vitória até ao final com a atleta neutral Iuliia Abubiakirova (4.39,65), que conquistou o ouro. A queniana Sharon Bitok (4.43,65) conquistou a medalha de bronze.
No final da prova, Margarida Silva manifestou-se emocionada com o resultado alcançado na sua estreia em Jogos Surdolímpicos, tendo referido que “tinha sonhado com este momento. Nunca tinha perdido uma sapatilha em prova, mas procurei concentrar-me e correr até ao fim. Acredito que, sem este percalço, o desfecho poderia ter sido diferente, mas estou muito satisfeita. Fui inteligente a correr e estive à altura do desafio”.
A atleta deixou ainda palavras de agradecimento ao treinador, Fernando Ferreira, e à família: “quero dizer-lhe obrigada, porque acreditou muito em mim. Para casa? Um beijinho grande.”
Com esta medalha, Portugal soma três pódios em Tóquio 2025, juntando-se ao ouro de Joana Santos (-57kg) em judo e ao bronze de André Soares na Corrida por Pontos em ciclismo, reforçando o desempenho muito positivo da Missão Portuguesa.
No tiro, Nuno Esteves alcançou a 10ª posição em Carabina Deitado 50m, com 602.20 pontos, resultado que não permitiu o acesso à final.
Os Jogos Surdolímpicos prosseguem nesta quinta-feira com a participação de João Marques e André Soares no Contrarrelógio Individual (ciclismo), a partir das 03h04 (hora de Portugal Continental).
A natação estreia-se com Miguel Cruz e Diogo Neves nos 100m Costas (01h00), Ricardo Belezas nos 400 Livres (01h20) e Tiago Neves nos 50m Mariposa (01h40).
Comitiva em Los Angeles na preparação dos Jogos Paralímpicos 2028
Os Vice-Presidentes do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), Sandro Araújo e José Pavoeiro, encontram-se em Los Angeles para uma agenda de trabalho dedicada à preparação da Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos LA28.
A partir desta quinta-feira, a delegação participará num Open Day de dois dias, uma iniciativa promovida pelo Comité Organizador, que apresentará informações operacionais, logísticas e estruturais sobre aquele que será o maior evento multidesportivo inclusivo do mundo.
Antes do início oficial dos trabalhos, os representantes do CPP cumpriram um conjunto de ações institucionais relevantes, reforçando a diplomacia desportiva e o contacto com a comunidade portuguesa local, tendo tido um encontro com Paulo Menezes, Cônsul Honorário de Portugal em Los Angeles.
Foi realizada uma visita ao Artesia D.E.S., uma das mais antigas e representativas instituições da diáspora portuguesa e uma entrevista à RTA – Rádio Televisão de Artesia, conduzida por Fernando Menezes, fortalecendo a ligação entre o Movimento Paralímpico e a comunidade luso-americana.
Com foco, planeamento e espírito de missão, Portugal continua a preparar hoje o futuro, avançando com ambição para os Jogos Paralímpicos LA28.



