Sábado 22 de Novembro de 2025

Francisco Laranjeira e Hemilton Costa nas finais de Atletismo nos Jogos Surdolímpicos

CPP-JogosSurdolimpicos-21-11-2025

CPP

Francisco Laranjeira (5.000m) e Hemilton Costa (salto em comprimento) vão lutar por uma medalha na próxima segunda-feira, enquanto Nuno Esteves despediu-se no Tiro nos Jogos Surdolímpicos que se estão a realizar em Tóquio.

Com uma gestão exemplar da prova, marcada por inteligência tática e controlo emocional, Francisco Laranjeira alcançou o apuramento para a final dos 5.000 metros. O atleta português concluiu a série de qualificação na 3ª posição, com 15.51,20 minutos, ficando apenas atrás dos quenianos Ian Wambui e James Mwanza.

A final está agendada para a madrugada da próxima segunda-feira, dia em que também Hemilton Costa competirá por uma medalha no salto em comprimento. O atleta nacional assegurou o apuramento para a final graças a um salto de 6,64 metros na primeira tentativa.

CPP-JogosSurdolimpicos--21-11-2025

CPP

No Tokyo Aquatics Center, os nadadores portugueses demonstraram compromisso competitivo e determinação, mas não conseguiram qualificar-se para as respetivas finais: Miguel Cruz concluiu os 200m Costas em 2.27,42 minutos e Tiago Neves terminou os 200m Bruços em 2.37,14 minutos.

No Tiro e na exigente prova de Carabina 50m, 3 Posições, Nuno Esteves somou 568-19X, terminando na 9ª posição, pontuação que não chegou para o lançar para a discussão das medalhas.

Na madrugada deste sábado, Diogo Neves nadará os 100 Livres às 01H00, Tiago Neves os 200m Estilos (01h20) e os 50m Bruços (01h40). À 01h50, será a vez de Miguel Cruz e Ricardo Belezas competirem nos 800 Livres.

No Atletismo, Margarida Silva corre a eliminatória dos 800m às 03h30.

Antes, a partir da 00h00, André Soares e João Marques arrancam para a prova de ciclismo em estrada.

Portugal soma, até ao momento, quatro medalhas, uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Porque eles não competem sozinhos…

Continuamos hoje a partilhar algo muito especial: momentos de emoção pura, abraços à distância, sorrisos rasgados e palavras cheias de força.

Por trás de cada atleta, há famílias e amigos que nunca desistem. Seguram, inspiram, acreditam sempre. São a força silenciosa que os acompanha em cada passo e em cada sonho.

O Hemilton Costa… Cada treino, cada salto, cada centímetro conquistado é feito com uma força silenciosa que não se vê, mas sente-se: a força das memórias, da amizade, do amor e da perda.

Há pessoas que partem demasiado. cedo.

Há um amigo que o Hemilton não esquece.

Há um amigo que continua vivo nas conversas, nos risos que ficaram, nos sonhos partilhados.

Há um amigo que, de alguma forma, salta com ele. Sempre.

A coragem do Hemilton não está apenas quando corre para a caixa de areia. Está também em carregar o peso da saudade e transformá-lo em impulso.

O Hemilton não compete sozinho.

Compete com a presença que ficou.

Compete com o apoio imenso daqueles que, mesmo na dor, continuam a acreditar nele. Como acreditava o Pedro.

Os pais do Pedro disseram-lhe o que todos nós sentimos: “Estamos contigo. Sempre.”

E é isso que faz a Missão. É isso que faz Portugal. É isso que faz um campeão: a força invisível de quem nunca o deixou cair.

Força, Hamilton! Cada salto teu carrega mais do que talento, carrega histórias, laços e vidas que continuam contigo.

Em casa, de coração cheio…

O Aeroporto de Lisboa transformou-se num palco de emoções. A Joana Santos, o Delfim Martins e a Mariana Lot, parceira de treino, regressaram a Portugal e foram recebidos da forma mais bonita possível: com celebração, amor e gratidão.

À espera da nossa judoca estavam os pais, o marido, os dois filhos e o treinador de sempre, Júlio Marcelino, que acompanhou a conquista da medalha de ouro em -57kg à distância. Estava também Hugo Passos, o atleta português com mais medalhas nos Jogos Surdolímpicos, que disse não poder faltar para saudar e abraçar a amiga.

E porque esta Missão toca corações, dentro e fora de Portugal, houve um gesto que ninguém esquecerá. Ainda no Japão, o diretor do Kanagawa Prefectural Sports Centre fez questão de se deslocar ao aeroporto para se despedir pessoalmente de todos, também de Gustavo Pereira e António Fonseca Antunes que aterraram no Porto.

Um abraço que atravessou culturas e mostrou o verdadeiro significado do desporto: respeito, amizade e reconhecimento.

A Joana, o Delfim e a Mariana regressam agora a casa com histórias que ficam para sempre. O esforço, o sacrifício, a superação, mas também a ternura dos reencontros, os olhos brilhantes dos filhos, os abraços dos pais, o orgulho de um País inteiro.

Hoje, mais do que medalhas, celebramos pessoas extraordinárias. Celebramos coragem. Celebramos superação. Celebramos Portugal.

Três portugueses disputaram mapa final no Europeu de Para Ténis de Mesa

Eurico Silva, Nuno Pontes e Stephane Gil-Martins disputaram o mapa final do Campeonato da Europa de Para Ténis de Mesa que está a decorrer em Helsingborg, na Suécia, depois de vencerem o último encontro da fase de grupos.

Eurico Silva (classe 8) ficou apurado para a ronda de 32, na qual foi eliminado pelo espanhol Alejandro Diaz, enquanto Nuno Pontes (classe 9) e Stephane Gil-Martins (classe 3) disputaram os oitavos de final, tendo perdido respetivamente com o alemão Jan Reining e o espanhol Alejandro Diaz.

A seleção encerrou a participação na prova de singulares e no domingo Mário Bastardo e Eurico Silva competem em pares mistos, defrontando os dinamarqueses Henrik Brammer / Peter Rosenmeier nos oitavos de final da classe 14, a partir das 15h15.

Resultados desta sexta-feira:

Singulares Masculinos – Classe 8 – Ronda de 32

Alejandro Diaz (Espanha), 3 – Eurico Silva, 1 (10-12, 12-10, 11-3, 11-7)

Singulares Masculinos – Classe 3 – Oitavos de final

Eder Rodriguez (Espanha), 3 – Stephane Gil-Martins, 1 (11-13, 11-4, 11-8, 11-7)

Singulares Masculinos – Classe 9 – Oitavos de final

Jan Reining (Alemanha), 5 – Nuno Pontes, 0 (11-5, 11-5, 11-5)

Singulares Masculinos – Classe 8 – Grupo 4

Roy Van der Burg (Holanda), 3 – Avelino Monteiro, 0 (11-5, 11-2, 11-3)

Singulares Masculinos – Classe 8 – Grupo 3

Spalek Vit (Chéquia), 2 – Eurico Silva, 3 (15-13, 8-11, 9-11, 11-5, 10-12)

Singulares Masculinos – Classe 3 – Grupo 3

Stephane Gil-Martins, 3 – Ramazan Sincar (Turquia), 1 (8-11, 12-10, 12-10, 11-8)

Singulares Masculinos – Classe 9 – Grupo 2

Aviv Gordon (Israel), 1 – Nuno Pontes, 3 (9-11, 11-6, 9-11, 5-11)

Singulares Masculinos – Classe 9 – Grupo 4

Juan Perez (Espanha), 3 – Francisco Malheiro, 1 (11-4, 9-11, 11-4, 11-3)

Singulares Masculinos – Classe 6 – Grupo 3

Piotr Manturz (Polónia), 3 – Mário Bastardo, 0 (11-1, 11-3, 111-4)

Neste domingo, para Pares Masculinos – Classe 14 – Oitavos de Final

15h15: Henrik Brammer / Peter Rosenmeier (DEN) – Mário Bastardo / Eurico Silva

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.