Considerando o empate (1-1) registado no Benfica-Sporting, o grande beneficiado da 13ª jornada da Liga Betclic pode ser o FC Porto – caso vença o Tondela no domingo – porquanto deixará os leões a cinco pontos e as águias a sete, apesar de ainda ficarem a faltar dois terços para se concluir a competição.
No conjunto de variantes que se podem colocar sobre o assunto tudo é possível, pelo que, jogo a jogo, há que ter a calculadora sempre por perto para fazer as equações possíveis e imaginárias sobre tudo e todos.
Da partida realizada no Estádio da Luz, pouco resta para fazer o balanço: um golo para lado é um resultado normal, mas denota, de imediato, que a bitola máxima era mínima, aliás como se comprova pelo número de remates (7-4, dos quais apenas 4-2 para a baliza) que o melhor ataque foi a defesa.
Do nível técnico-tático, pouco ou nada se aproveitou, apesar de se continuar a “apregoar” que temos um futebol do “caraças”, que exportamos jogadores às “toneladas”, mas na contabilidade nacional o nível de aproveitamento é baixo.
Com uma maior posse de bola (59/41%), parece certo que os leões foram superiores, beneficiaram (12’) de um erro flagrante da linha de meio-campo benfiquista que deu no 0-1, marcado por Pedro Gonçalves, ainda que Sudakov (27’) tivesse empatado na sequência de uma jogada na pequena área do Sporting, onde o jogador benfiquista, em disputa com Diomande, levou a melhor e fez o empate, que se manteria até ao final.
Voltou a não ser um jogo vistoso, mais tático do que rápido, poucas jogadas de princípio, meio e fim e, como se podia esperar, muitos mais golos para animar os milhares de espetadores que compareceram no Estádio da Luz.
Vai restando o cumprimento do calendário, considerando os jogos deste sábado, com o Santa Clara-Casa Pia (15h30), AVS SAD-Rio Ave (18h) e Famalicão-Sporting de Braga (20h30), minhotos que estão na luta pelo quarto lugar.










